Comunidade escolar participa de eleição para gestores da rede estadual

Alagoas

30.08.2021

As eleições para diretores gerais e adjuntos para o biênio 2021-2023 das escolas estaduais de regime parcial já começaram. O processo de escolha dos gestores teve início na última quinta-feira (26), e segue até a próxima terça (31). De acordo com o novo calendário de votação, as eleições acontecem em dias alternados para contemplar os alunos do revezamento estabelecido no novo formato de ensino híbrido, evitando, assim, aglomerações nas escolas.

O processo eleitoral é realizado sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e coordenado pela Superintendência da Rede Estadual de Ensino. Os candidatos aos cargos de gestão são eleitos pela comunidade escolar, segmentada em 4 grupos: professores, funcionários, pais/responsáveis e alunos maiores de 14 anos.

Na unidade Professora Aurelina Palmeira de Melo, localizada no bairro do Vergel, a aluna do Ensino Fundamental, Graziele Vitória, ressaltou a importância da participação estudantil nas eleições. "Eu acho que a participação dos alunos é bem importante. A gente convive, sabe das dificuldades da escola e o que está precisando, então a gente analisa as propostas e vê o que realmente está sendo necessário e atendido", explica a estudante.

Segurança sanitária – O pleito está acontecendo de forma presencial, com seções organizadas nas próprias unidades de ensino e seguindo os protocolos sanitários contra a COVID-19. Para receber o público votante, as escolas adotaram medidas como a disponibilização de álcool 70º nas seções e organização das seções com distanciamento social.

Acerca dessas medidas, a integrante da Comissão Organizadora da Seduc, Cristiane Souza, garante que todas as escolas receberam as orientações através de edital publicado pela Seduc.

Eleicoes Escola Estadual Aurelina Thiago Ataide 1 2

“Para a votação o uso de máscara é obrigatório, orientamos que cada um leve a sua caneta, para não haver compartilhamento, e em todas as seções devem ter álcool em gel para a higienização após a manipulação das cédulas de votação” enfatizou.
As escolas com um contingente maior de estudantes adotaram a urna volante, dessa forma, a votação é realizada dentro das salas de aula, sem a necessidade de deslocamento dos alunos. É o caso da Escola Estadual Dr. Fernandes Lima, que atende 1.700 estudantes da capital.

"Para evitar aglomerações, optamos por utilizar a urna volante. Estamos mantendo o protocolo levando a urna pra sala, os alunos votam sentados em suas carteiras, para assim a gente garantir uma maior segurança” informou o presidente da comissão escolar da unidade, Getúlio Guilherme.

13ª GERE –Na 13ª Gerência Regional de Educação (GERE), que contempla a alta Maceió e o Cepa, ao todo 29 escolas apresentaram chapas para concorrer ao pleito e a participação das famílias tem sido um diferencial.

“A gente que vem acompanhando as escolas enxerga a atuação dos professores, da diretoria, podendo assim escolher quem a gente quer que gestione e que cuide dos nosso filhos na unidade. É muito bom ter o poder da escolha”, afirma a dona de casa Samira Vieira, ressaltando que o envolvimento das famílias e alunos é fundamental no processo democrático.

Palei – Para as escolas do Programa Alagoano de Ensino Integral (pALei), foi realizado processo seletivo para escolha de gestores gerais e adjuntos, e o resultado final da seleção será divulgado no próximo dia 06 de setembro.