Comunidades escolares contempladas com kit de robótica participam de formação virtual

Bahia

07.06.2022

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), realiza, até esta quarta-feira (8), uma formação de robótica para professores, gestores, estudantes e coordenadores pedagógicos das 100 escolas estaduais contempladas com um kit de robótica. A atividade, que tem duração de quatro dias, tem o objetivo de favorecer a inserção de novas tecnologias na prática docente do Ensino Médio, através da utilização dos kits de montagem da robótica educacional.

Dentre os temas abordados, se destacam os de robótica aplicada ao Ensino Médio; definição e aplicação da tecnologia da robótica educacional; exploração do conjunto de montagem educacional; conceitos básicos sobre atuadores, sensores e programação; aspectos técnicos e pedagógicos do conjunto de montagem educacional; e construção de protótipos mecânicos, motorizados e automatizados com o kit de montagem educacional.

A professora Vanessa Chaves, que ensina Geografia e Iniciação Científica, no Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos, em Juazeiro, falou sobre a importância da formação. “A robótica proporciona a construção de habilidades imprescindíveis no mundo regido pela Indústria 4.0. A oportunidade de vivenciar isso nas escolas da rede pública dá aos nossos estudantes a formação necessária para enfrentar essa realidade com propriedade. A educação científica, a robótica e o pensamento computacional são chaves que abrem as portas do mundo para eles”.

Os estudantes José Gabriel de Almeida, 17, e Kauã Felipe Araújo, 16, 3º e 2º ano do Ensino Médio, respectivamente, se reuniram com a professora Vanessa para participar da atividade, com o kit em mãos. José Gabriel falou que a robótica é um tipo de aprendizagem que ajuda o raciocínio lógico. “A robótica nos faz querer fazer projetos e pensar como isso pode ajudar no futuro, a exemplo de um robô que pode atuar em um certo tipo de área ou resolver um problema”. Já Kauã Felipe comentou sobre o impacto da robótica no aprendizado. “É um método de se interagir com a tecnologia e de se obter conhecimento que não é tão comum assim nos colégios. É um passo além do ensino tradicional”.

Kits de robótica – Os kits de robótica entregues pela SEC serão usados para potencializar o aprendizado dos estudantes. Cada kit contém materiais como tablete com aplicativo de reconhecimento de imagem para interação; pendrive contendo software de controle para programação tipo Scratch; 600 peças plásticas para a realização de atividades que exploram diferentes áreas do conhecimento; e componentes de automação, como motores e sensores, dentre outros.