Concurso Dança Tocantins das Escolas Estaduais anuncia ganhadores da DRE de Porto Nacional

Tocantins

13.05.2022

Os estudantes do Colégio Estadual Dr. Quintiliano da Silva, em Natividade, e da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Mestra Bela, em Monte do Carmo, venceram a etapa regional de Porto Nacional, do I Dança Tocantins das Escolas Estaduais. O concurso é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e visa fomentar a prática da dança entre os jovens e resgatar os projetos artísticos culturais nas unidades escolares do Tocantins.

Em Natividade, a estudante Luana José Belém, de 18 anos, venceu na categoria solo, com 2.111 votos, na disputa online. Alunos de Monte do Carmo ganharam na categoria grupo, com o nome ‘Paixão Junina’. A equipe é formada por Maria Eduarda Pereira Barbosa, de 13 anos, Maria Cecilia Sousa Negre, de 11 anos, Enzo Silva Melo, de 12 anos, e Íkaro Gomes Morais, de 13. Com o estilo de dança junina eles chegam à disputa final com 1.653 votos.

Luana relatou que a dança tem ajudado a superar a ansiedade, problema que surgiu durante a pandemia. “Foi tudo perfeito. Estou gostando de participar do Dança Tocantins, ainda mais com o apoio que estou recebendo de todos. Danço desde a infância. Parei por um tempo, mas agora estou de volta. É uma emoção que eu nunca senti na minha vida”, expressou.

A diretora do Colégio Estadual Dr. Quintiliano da Silva, Maria Célia Barros Pereira, destacou que foi uma conquista muito grande para a instituição. “Nós trabalhamos bastante para isso. Quando surgiu a oportunidade, conversei com a professora responsável pela dança. Todos abraçaram a causa. A mobilização foi grande, até mesmo de outras escolas que nos apoiaram”, relatou.

Já a diretora da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Mestra Bela, Nelmara Ruth do Carmo Neris Amaral, disse que ficou muito emocionada com o resultado. “Montamos uma verdadeira equipe para ajudar nas votações. Foi muito emocionante participar desta etapa do Dança Tocantins e ver que temos uma comunidade escolar que apoia. Os pais estavam todos engajados”, concluiu. 

Regional de Colinas

As inscrições da DRE de Colinas estarão abertas de 16 a 20 de maio, nas unidades escolares. Para participar, as escolas deverão enviar para o e-mail da organização do evento, dancatocantins@seduc.to.gov.br, um vídeo, de até um minuto, sem edição, com uma apresentação de dança do estudante ou grupo, formulário de inscrição preenchido e toda a documentação exigida no edital: autorização dos pais ou responsável, quando menor de idade; termo de autorização de uso de imagem e voz; e uma foto digital. 

DRE de Gurupi

As competições da Regional de Gurupi ocorrem de 16 a 21 de maio. Os vídeos das apresentações dos inscritos serão lançados, por meio de duelos, no Instagram do Dança Tocantins para votação popular, até que seja definido o vencedor da Regional.

Os primeiros colocados regionais receberão um troféu simbolizando o primeiro lugar da etapa e a classificação para a fase estadual, na qual serão avaliados por uma comissão de jurados.

Willian Alves / Governo do Tocantins