Paraíba
17.11.2025
"O Reino Unido é o destino que mais me interessa nesse intercâmbio, mas outros também serão ótimos. A minha expectativa é de uma viagem de muito aprendizado, quero aprender novas habilidades, fazer novas amizades", contou Marjorie Barbosa, estudante da 2ª série do CEEEA Sesquicentenário. A Marjorie e mais 80 alunos participaram nesta segunda-feira (17), de uma palestra preparatória pré-viagem juntos aos pais e responsáveis promovida pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), por meio da coordenação do programa Conexão Mundo.
As palestras foram realizadas nas 16 Gerências Regionais de Ensino (GREs) para todos os 400 estudantes selecionados para o intercâmbio 2025/2026. Esta última palestra foi apenas para os intercambistas da 1ª GRE. Pela manhã foi para os estudantes que irão para países que têm a Língua Inglesa como principal idioma. O período da tarde foi para os que pretendem ir para países de Língua Espanhola.
As palestras são para aproximar os jovens, pais e responsáveis da equipe de coordenação do programa. Como também esclarecer dúvidas e promover o fortalecimento do vínculo, a transparência e o engajamento em todas as etapas de preparação para a viagem internacional.
O secretário de estado da Educação da Paraíba, Wilson Filho, esteve na abertura da palestra e frisou a importância do primeiro contato da equipe com pais e estudantes e que o intercâmbio é um sonho de muitos jovens, que está sendo realizado pelo Governo da Paraíba e pela Secretaria da Educação.
“Serão 400 estudantes que vão fazer parte dessa aventura, desse sonho, e eu tenho certeza que vocês, pais e responsáveis, estão extremamente orgulhosos pelos seus filhos, pois eles passaram por uma concorrência gigante. No início, terá ansiedade, medo, saudade, a história desse programa mostra que muitos de vocês, estudantes, nunca tinham saído da sua cidade e agora irão para fora do país. Agora terão a experiência de melhorar o inglês ou o espanhol, além de experiências cultural, social e gastronômica que vão enriquecer a vida de cada um que embarcar para esse intercâmbio”, destacou.
Ligiamara Barbosa, mãe da aluna Marjorie, esteve presente na palestra e ouviu atenta às orientações da equipe do Conexão Mundo. “Estou muito feliz pela oportunidade que o Governo do Estado dá para nossos filhos de escola pública para conhecer outras línguas, outros lugares e aperfeiçoar. Vou ficar só um pouquinho com saudade, mas passa rápido. A minha expectativa é que ela realmente volte com outra visão mais ampla dos conhecimentos de outra língua. As oportunidades vão chegar na vida dela e eu preciso apoiar”, contou.
A próxima etapa é a fase burocrática dos preparativos do pré-intercâmbio como a entrega do final dos documentos e checagem de pendências. Logo em seguida iniciarão as capacitações específicas de pré-embarque com orientações práticas, culturais e de segurança.
Os estudantes também iniciarão a parte de estudos online dos idiomas escolhidos. Nesta fase, como está previsto no edital, também é de eliminação do candidato caso não compareça 85% das aulas. Junto às diversas atividades, a equipe do Conexão Mundo vai definir ainda para qual país cada estudante selecionado vai embarcar.
“A definição vai ser baseada na modalidade escolhida pelo estudante e do nível de inglês ou de espanhol deles. Vamos fazer essa separação pelos países e obviamente pelas instituições que vão receber esses jovens. No próximo sábado, eles vão começar a ter esse curso de línguas, são três meses de curso. E ainda terão aulas de inglês e espanhol, mais voltadas para o convívio no dia a dia, ter um pouquinho mais de gramática, conversação, testar um pouquinho mais a escuta. Essa parte, como muitas outras de todo o processo, será eliminatória, então se não comparecer em 85% das aulas sem a devida justificativa comprovada de falta, o estudante será eliminado”, explicou a coordenadora geral do programa, Edith Larissa.
Após essas etapas e algumas definições, os estudantes também vão entrar no processo de emissão de passaportes e participarão de uma reunião geral de pré-embarque com os jovens e famílias, organização dos grupos por destino e a entrega dos kits de viagem.
O embarque do intercâmbio 2025/2026 está previsto para o primeiro semestre de 2026. Entre os destinos estão: Reino Unido, Espanha, Chile, além dos novos destinos de intercâmbio que foram incluídos nesta edição: Canadá, Colômbia e Irlanda. Outra novidade importante desta edição é a inclusão de estudantes da 1ª série do Ensino Médio como público apto ao processo seletivo. Nas edições anteriores, apenas alunos da 2ª série podiam embarcar para o intercâmbio.