‘Conexão que Ensina’ mostra como o acolhimento e a escuta ativa fortalecem a permanência dos estudantes na escola

Rio de Janeiro

24.09.2025

Em mais um episódio da série Conexão que Ensina – Gestão que Inspira, a diretora-geral Fernanda Terra e a diretora-adjunta Sandra Domingos, do Colégio Estadual Piauí – Intercultural Brasil-França, em Volta Redonda, no Sul Fluminense, compartilham os resultados de uma política de envolvimento com os alunos que vem apresentando resultados positivos. Gravado no Núcleo de Inovação da Seeduc, o programa destaca como estratégias de gestão escolar e acompanhamento pedagógico podem potencializar o aprendizado e estimular o protagonismo juvenil.

Uma das ações implementadas para monitorar a permanência dos estudantes na escola foi a criação de grupos de WhatsApp por turma, com a participação dos responsáveis. Neles, há inclusive um link para envio de atestados médicos em caso de faltas. Além disso, a escola mantém um grupo exclusivo de informes com todos os professores da unidade.

— Na nossa unidade realizamos a cultura do acolhimento. Desde a portaria da escola, das funcionárias da limpeza e cozinha, além dos professores que estão mais tempo com eles. Por isso, procuramos sempre trabalhar com projetos interdisciplinares, envolvendo o aluno. Como, por exemplo, festas temáticas e diversas atividades. A ideia é que o estudante se sinta importante e participe. Na nossa unidade, fazemos questão de valorizar a participação do aluno sempre — afirmou a diretora-adjunta Sandra Domingos.

O episódio também mostra que, quando os alunos são incentivados a participar de simulados e avaliações, eles respondem de forma bastante positiva.

— Nossa escola teve mais de 95% de adesão nos simulados de redação no Enem RJ e ficamos entre os dez melhores desempenhos no primeiro teste de redação da nossa regional. Além disso, os professores de Língua Portuguesa trabalham os conteúdos antes da prova. A gente mobiliza para que eles acessem a plataforma https://enem.educacao.rj.gov.br/plataforma/login, verifiquem seus resultados, corrigidos por inteligência artificial. Assim, eles conseguem saber os seus pontos fracos, fortes e o que eles precisam melhorar para a próxima produção. Eles se sentem desafiados e gostam disso — disse a diretora-geral Fernanda Terra.

A série Conexão que Ensina – Gestão que Inspira, da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), foi lançada em agosto e apresenta boas práticas desenvolvidas nas escolas da rede estadual. O objetivo é promover ações de gestão escolar que otimizem rotinas, organizem processos, previnam a evasão e aprimorem o acompanhamento dos alunos. A iniciativa reforça que a valorização da criatividade, da gestão eficiente e do uso de tecnologias educacionais é essencial para transformar o cotidiano escolar.

Ao longo da série, foram explorados cinco eixos, em episódios exibidos às sextas-feiras no canal da Seeduc no YouTube: youtube.com/seeducrio. Entre os temas estão Estudantes em Rede, Cultura Maker, Tecnologia e Inovação, Reconecta Aprendizagens, Gestão que Inspira e Leitor Conectado. As produções apresentam iniciativas de sucesso, como projetos de robótica, grêmios estudantis e práticas pedagógicas inovadoras, entre outras experiências inspiradoras.