Confira os estudantes mineiros pré-selecionados para a segunda etapa do Parlamento Jovem Brasileiro

Minas Gerais

04.10.2023

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) já fez a pré-seleção dos quatro estudantes mineiros que irão participar da segunda etapa do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2023. A seleção foi feita com base nas maiores pontuações obtidas na avaliação do discurso redigido pelos estudantes, como parte da primeira etapa do programa, e com base no Regulamento desta 18ª Edição. Ao todo, foram pré-selecionados 108 estudantes de todo o Brasil, quatro de cada ente federativo, que irão disputar vaga para a etapa final, com foco em ser um jovem parlamentar.

Esta é a pré-seleção da segunda etapa da edição 2023, em que 108 jovens de todo o Brasil foram pré-selecionados pelas Secretarias Estaduais de Educação, com base nos discursos elaborados na etapa local (primeira). Com o tema "A educação que queremos", o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2023 teve mais de 3 mil inscrições de todo o país. 

O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa de educação para a democracia, realizado pela Câmara dos Deputados, que busca levar para a sociedade o olhar da juventude sobre as questões que os rodeiam e importam para eles. Tem como objetivo oferecer a jovens estudantes do ensino médio uma experiência de aprendizagem sobre política,democracia e o papel do Poder Legislativo. 

Dos quatro estudantes pré-selecionados no estado, duas são de escolas estaduais. Lauany é estudante da Escola Estadual São Vicente, de Divinópolis, e Giovanna da Escola Estadual Professora Palmira Morais, de Itabira.

Confira os estudantes pré-selecionados são: 

ESTUDANTE

ESCOLA

MUNICÍPIO

Mateus Silva Damasceno

Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado 

Ponte Nova

Lauany Rodrigues Castro Duarte

Escola Estadual São Vicente 

Divinópolis

Giovanna Kelly Monteiro Araújo

Escola Estadual Professora Palmira Morais

Itabira

Yasmin Silos Reis Diogo de Oliveira

Colégio Objetivo NHN

São Sebastião do Paraíso

Clique aqui e confira a lista completa de classificação dos jovens mineiros e as respectivas pontuações. 

Etapas 

A primeira etapa desta edição foi chamada de “Jornada de Aprendizagem Cidadã" e selecionou mais de mil jovens do ensino médio de todo o Brasil, 40 de cada estado. Esses alunos participaram do Curso da Jornada de Aprendizagem e escreveram um discurso com base na temática norteadora do programa e na escuta aos demais estudantes e membros da comunidade escolar na qual esses jovens estão inseridos. 

Seguindo as orientações do Regulamento, as Secretarias Estaduais de Educação escolheram os discursos que melhor se adequam e pré-selecionaram os estudantes que os escreveram para participar da eleição, culminância desta segunda etapa (estadual), que é dividida em 2 fases, pré-seleção e seleção final. 

Após serem escolhidos pelas Secretarias Estaduais de Educação (pré-seleção), os estudantes pré-selecionados gravarão um discurso em vídeo que será postado no portal de votação online do PBJ. A seleção final contará com a votação de especialistas, de jovens participantes do programa, da comunidade escolar e de todos aqueles que os candidatos conseguirem mobilizar, para a escolha de 27 jovens.

A terceira e última etapa é nacional, momento em que os 27 estudantes vencedores terão uma vivência em Brasília, atuando como jovens deputados, o que culminará na construção coletiva da Carta do PJB à Câmara dos Deputados, que dará voz aos demais jovens, das localidades de onde esses 27 jovens deputados vêm. Além desses jovens representantes, os professores de apoio de cada um deles também participarão da etapa nacional como auxiliares desses alunos. 

De acordo com o Calendário do PJB, a divulgação do resultado final da seleção acontecerá no dia 14 de novembro. A etapa nacional na Câmara dos Deputados está prevista para ser realizada entre os dias 5 e 7 de dezembro.