Congresso Estadual de Educação Física será realizado em novembro

Eventos

03.09.2021

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vai realizar no mês de novembro a primeira edição do Congresso Estadual de Educação Física e Desporto Escolar “Educação Física e saúde no contexto escolar” que possibilitará a formação de mais de 500 professores através de minicursos, palestras, fóruns e mesas redondas.

Confira aqui o Edital do Congresso

Essa ação faz parte de uma série de medidas que estão sendo implementadas para que o ensino da Educação Física seja reforçado dentro das escolas e colégios estaduais.  Ainda nesse segundo semestre de 2021 serão entregues kits com materiais didáticos para incremento das aulas de Educação Física, possibilitando ao estudante o contato com as unidades temáticas desse componente curricular com melhor qualidade das aulas.

Obras

Outra ação que mostra a valorização da Educação Física na rede pública estadual é que, desde 2019, todos os esforços têm sido feitos para que as obras de quadras em unidades escolares fossem retomadas e finalizadas com vistas a que os estudantes tenham melhor condição para a prática esportiva.

Em paralelo a essas ações, o Governo de Goiás lançou a terceirização de projetos  e o envio de verbas para os conselhos escolares para que as quadras já existentes sejam cobertas e as escolas que não têm quadra possam ser construídas.

Dia do profissional de Educação Física

No dia 1º de setembro se comemora o Dia do Profissional/Professor de Educação Física. Neste mesmo dia, no ano de 1998, a profissão foi regulamentada através da lei nº 9.696.

O professor de Educação Física escolar é responsável por auxiliar no desenvolvimento do estudante de forma global, com atribuições que são fundamentais para a transformação do contexto educacional.

O professor de Educação Física estimula e promove o desenvolvimento da criatividade, raciocínio lógico, concentração, a disciplina e a determinação, a comunicação e a expressão; autoestima, autoconfiança, além de potencializar o desenvolvimento das habilidades específicas dos demais componentes curriculares.