Congresso reúne educadores de todo o Brasil no Rio Grande do Norte

Rio Grande do Norte

17.06.2025

Teve início na noite desta segunda-feira (16), em Natal (RN), o IV Congresso Brasileiro de Educação Integral (Cobei). Promovido pela Associação Nacional de Profissionais e Pesquisadores da Educação Integral, com o apoio do Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer, o evento retorna à cena acadêmica como um dos principais fóruns de reflexão e troca de experiências sobre políticas públicas, práticas pedagógicas e pesquisa voltadas à formação integral de crianças, adolescentes e jovens.

Nesta edição, o congresso aprofunda o diálogo entre Ciências, Arte e Cultura na Educação, considerando os desafios contemporâneos e as perspectivas para o futuro da escola pública brasileira. A programação, que se estende até a quarta-feira (18), inclui mesas temáticas, oficinas, apresentações culturais e sessões de trabalhos acadêmicos. Educadores, pesquisadores, gestores, estudantes e representantes do Ministério da Educação participam das discussões.

Rute Alves, presidente do Congresso, destacou na abertura o caráter transformador do evento. “Mais do que uma proposta pedagógica, a Educação Integral é uma perspectiva que valoriza e prioriza as práticas educativas em sua totalidade. Serão três dias de intensos debates e trocas de experiências, com uma programação diversificada que busca aprofundar as múltiplas dimensões da Educação Integral no Brasil”, afirmou.

A coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação, Raquel Franzim, também participou da solenidade e reforçou o compromisso da pasta com a expansão das oportunidades educacionais no país. “O MEC trabalha para garantir que a Educação Integral chegue a todos os estudantes da rede pública com qualidade, promovendo o desenvolvimento pleno e o direito à aprendizagem em todas as suas dimensões”, declarou.

O Rio Grande do Norte, estado anfitrião do evento, tem apostado fortemente no fortalecimento da Educação Integral como caminho para a garantia de direitos e redução das desigualdades. Para a secretária de Educação do RN, professora Socorro Batista, o congresso é uma oportunidade de reforçar esse compromisso. “Estamos felizes em receber um evento tão estratégico para a educação brasileira. Acreditamos que investir na formação integral dos nossos estudantes é investir no futuro. Por isso, seguimos ampliando as políticas públicas que colocam a pessoa no centro do processo educativo”, frisou.

Com foco na construção coletiva e na humanização das instituições educacionais, o congresso reafirma o papel da escola pública como espaço de pertencimento, cidadania e transformação social. 

A 4ª edição do Cobei tem apoio do Grupo de Pesquisa em Educação Integral (GPEI), do Comitê Territorial do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, os institutos federais Catarinense (Campus Camboriú) e de Santa Catarina (Canoinhas), do Programa de Educação Tutorial (PET). Também apoiam o evento as universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN), da Bahia (UFBA), da Fronteira Sul, de Minas Gerais (UFMG), a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RN), o projeto Conexão Felipe Camarão, a Rede Brasileira por Instituições Educativas Socialmente Justas e Aldeias, Campos e Cidades que Educam (Redhumani) e o Observatório Nacional da Educação Integral.