Secretaria apresenta o Caderno com Trilhas de aprofundamento da Educação Profissional e Tecnológica para o Novo Ensino Médio

Santa Catarina

17.05.2022

Para fortalecer a Educação Profissional e Técnica no Novo Ensino Médio, a Secretaria de Estado da Educação (SED) organizou o caderno 5 do Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense – referente às Trilhas de Aprofundamento da Educação Profissional e Tecnológica. O documento foi construído com o apoio das escolas, Centros de Educação Profissional (CEDUPs) e Coordenadorias Regionais de Educação.

O documento é parte integrante do currículo e vai orientar as 42 escolas e 20 CEDUPs da rede estadual na oferta dos cursos técnicos como trilhas de aprofundamento do Novo Ensino Médio. O objetivo é apresentar a organização de cada curso, o perfil profissional, organização curricular, orientações metodológicas, recursos necessários e indicações de referências aos docentes.

O documento, disponível aqui para download em versão preliminar, aqui está alinhado ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e é um documento dinâmico, de forma que, existindo novos cursos aprovados para funcionamento da rede, estes serão incorporados ao material.

Com exceção de Ciência de Dados, Mecânica de Precisão e Desenvolvimento de Sistemas, todos os demais cursos já eram ofertados como Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e agora passam a integrar as Trilhas de Aprofundamento (a lista dos cursos ofertados está disponível no fim deste texto).

Trilhas de Aprofundamento incluem 27 cursos técnicos

As Trilhas das 62 unidades escolares são ofertadas nas 2ªs e 3ªs séries do Ensino Médio e apresentam carga horária de cerca de 1000 horas (ao longo dos dois anos), de acordo com a matriz curricular da escola. O estudante deve cursar em cada ano duas trilhas de sua escolha, entre as ofertadas pela escola.

O Caderno 5 do currículo apresenta 27 cursos técnicos organizados como Trilhas de Aprofundamento ligadas aos Eixos Tecnológicos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT). Cada curso técnico apresentado no documento foi organizado em quatro Trilhas de Aprofundamento e, somente após ter cursado todas as trilhas que compõem o curso escolhido, o estudante recebe o diploma de formação técnica. A rede estadual ainda possui outros cursos que estão fazendo o processo de adequação ao Novo Ensino Médio e, posteriormente, serão incorporados ao documento.

Como explica a diretora de Ensino da SED, Letícia Vieira, as trilhas permitem que o estudante aprofunde seus conhecimentos conforme o seu interesse. “O estudante poderá aprofundar seus conhecimentos em uma área de conhecimento ou cursar uma formação técnico-profissional com a qual se identifica mais, ou ainda, poderá mudar para outra área de conhecimento durante seu processo formativo, caso não se identifique com a área escolhida no primeiro momento”.

Processo de construção coletivo

A SED realizou ao longo do segundo semestre de 2021 um processo de adequação dos cursos técnicos alinhados ao Novo Ensino Médio que culminou com a conclusão do documento. O processo teve participação de cerca de 300 profissionais das escolas que ofertam Educação Profissional e dos CEDUPs, além de integrantes das Coordenadorias Regionais de Educação e do órgão central.

Dessa forma, os cursos técnicos foram reformulados e organizados em Trilhas de Aprofundamento do Novo Ensino Médio. O documento final foi enviado ao Conselho Estadual de Educação (CEE/SC) para apreciação no final de 2021 e aprovado em janeiro de 2022, por unanimidade.

Na visão da secretária adjunta de Estado da Educação, Maria Tereza Hermes Cobra, a reestruturação curricular apresentada pelo Novo Ensino Médio trouxe grandes mudanças na oferta da última etapa da Educação Básica: “A Educação Profissional e Tecnológica também ganhou espaço e notoriedade nesse novo contexto. Por isso, queremos reconhecer e valorizar o esforço coletivo empreendido por centenas de educadores (as) das unidades da nossa rede”, finaliza.

Conheça os cursos disponíveis no Caderno 5

Consulte sua escola para verificar quais estão sendo ofertados

Os cursos foram organizados pelos eixos tecnológicos constantes no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos:
Eixo: Informação e Comunicação
1. Técnico em Ciência de Dados
2. Técnico em Informática
3. Técnico em manutenção e Suporte em Informática
4. Técnico em Informática para Internet
5. Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

Eixo: Gestão e Negócios
6. Técnico em Comércio
7. Técnico em Comércio Exterior
8. Técnico em Marketing
9. Técnico em Vendas
10. Técnico em Administração
11. Técnico em Contabilidade
12. Técnico em Recursos Humanos

Eixo: Infraestrutura
13. Técnico em Edificações
14. Técnico em Portos
15. Técnico em Saneamento

Eixo: Produção Alimentícia
16. Técnico em Alimentos

Eixo: Produção Industrial
17. Técnico em Química
18. Técnico em Biotecnologia

Eixo: Segurança
19. Técnico em Segurança do Trabalho

Eixo: Turismo, Hospitalidade e Lazer
20. Técnico em Hospedagem

Eixo: Ambiente e Saúde
21. Técnico em Meio Ambiente

Eixo: Controle e Processos Industriais
22. Técnico em Mecânica
23. Técnico em Mecânica de Precisão
24. Técnico em Automação Industrial
25. Técnico em Eletrotécnica

Eixo: Recursos Naturais
26. Técnico em Agropecuária – CEDUPs Agrícolas
27. Técnico em Agropecuária – CEDUPs e Escolas