Consciência Negra: rede estadual realiza projetos e debates com temáticas relacionadas a igualdade racial

Alagoas

30.11.2021

Dia 20 de novembro é comemorado o dia da consciência negra, data em que representa a luta e resistência da população negra, enaltecendo a cultura, além de promover debates para discutir a igualdade racial na sociedade. Tendo isso em mente, alunos e educadores da rede estadual de ensino mobilizaram suas comunidades escolares em torno dos temas étnicos-raciais. 

Uma das unidades estaduais que se aprofundaram na temática, foi a Escola Estadual Manoel de Matos, em Santana do Mundaú, que fica entre três comunidades quilombolas. Para eles, o mês é de extrema importância.

“Nós temos alunos das comunidades quilombolas e, para nós, é extremamente importante resgatar a cultura negra, pois é a origem de todos nós. Trabalhamos a temática dentro e fora das salas de aula, afinal, estamos bem pertinho da Serra da Barriga, precisamos falar todos os dias sobre a luta negra aqui na escola”, ressalta  a gestora Quitéria Alves. 

A unidade conta com apresentações que narram a trajetória do povo negro: a escravidão, a luta, resistência e, por fim, a liberdade. A coreografia ressalta ainda que a luta não encerrou e que todo o dia é dia de conquista. Alunos e ex-alunos participam da dança, que envolve vários ritmos diferentes. 

Além disso, a prática da capoeira é de lei na escola, onde os alunos se divertem e mantêm a tradição de gerações. Raiana Raiz, mulher e negra, explica que o gosto pelo esporte está na genética da família. Filha de um capoeirista e sobrinha do professor, ela conta que sente orgulho de poder continuar representando seu povo.

WhatsApp Image 2021 11 19 at 08.46.08

“A capoeira está no meu sangue. Eu, como mulher e negra, sinto que estou no lugar certo. Preciso enaltecer meus antepassados, resistir e manter vivo tudo o que eles produziram. Para mim, o dia da Consciência Negra deve ser todos os dias, pois todo o dia precisamos lutar, conquistar e ser negro”, explica a estudante. 

Agenda extensa em União dos Palmares

Em União dos Palmares, berço da história do povo negro e quilombola do Brasil, a Escola Estadual Rocha Cavalcante está promovendo uma extensa programação que conta com palestra com o historiador Aldemir dos Reis, apresentação do grupo afrocultural Kizomba de Urugu, visita guiada à Serra da Barriga, oficina de slammers com Ticiane Simões, sabores afroindigenas com a mãe Neide Oyá d' Oxum, aulão de de capoeira com o mestre Cláudio, Leto e Besourão, além de um abraço simbólico à Serra da Barriga e outras apresentações culturais e poéticas.

Para encerrar a programação, haverá ainda a projeção mapeada com narrativas em movimento na Serra da Barriga. A escola vai disponibilizar ônibus para os alunos e professores se deslocarem até o local. Vale lembrar que o uso de máscara será obrigatório durante todas as atividades, além de aferição da temperatura.

Ações em Maceió

Na capital Maceió, na Escola Estadual Professor Afrânio Lages, os trabalhos tiveram início ainda na semana passada, apresentando o tema “Relações Raciais e a Negação da Pessoa”, um momento muito importante e necessário de se discutir diversidade étnico-racial e cultural no país, combatendo o preconceito e a discriminação.

Segundo Zezito de Araújo, professor e historiador pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o foco da palestra é atuar efetivamente na formação dos alunos, criando uma sociedade mais tolerante e respeitando a diversidade dentro da sala de aula.

“Nós iremos focar especificamente em práticas pedagógicas na questão das desigualdades raciais e nas relações sociais. Portanto, nossa proposta aqui é discutir quais métodos o educador pode criar para lidar com esses enfrentamentos”, explicou o educador.

Live da Educação

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai transmitir uma live para professores da rede estadual de ensino no dia 18 de novembro, sobre o Dia da Consciência Negra. No encontro on-line, que acontecerá pelo youtube, os técnicos de diversidade, Zezito de Araújo e Irani Neves, irão trazer aos profissionais da educação assuntos alusivos à data de 20 de novembro e a sua importância para a educação.

Para acompanhar a transmissão, basta acessar o canal da Educação através do YouTube: https://www.youtube.com/c/Educa%C3%A7%C3%A3oAlagoas