Consed debate implementação do Piso do Magistério no Senado

Notícias da Educação

24.05.2023

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (24), uma audiência pública interativa da Comissão de Educação do Senado para debater a implementação do piso salarial do magistério. 

O Secretário da Educação do Estado do Pará e também Líder da Frente de Financiamento do Consed, Rossieli Soares, disse que é preciso olhar para uma política que dê condições de manter uma carreira e estrutura. "É importante destacar que é uma política que traz um crescimento substancial em relação à remuneração dos nossos profissionais do magistério", disse o secretário apresentando um quadro de atualizações do piso de acordo com o percentual de crescimento do valor mínimo anual do aluno do Fundeb. 

"É importante dizer que essa discussão precisa estar atrelada ao arcabouço fiscal e seus reflexos, a qualquer outra política futura econômica e reforma tributária", destaca Rossieli. 

"Acho que aprendemos que não é somente sobre qual indicador que devemos debater. Temos muitos avanços em relação a esse debate já com o projeto da Senadora Dorinha e precisamos avançar. Mas o conceito principal é, nós temos que ter a previsibilidade e reposição de inflação, para não ficar estagnada a valorização de nossos profissionais", finaliza ele destacando a necessidade do servidor precisar de uma carreira atrativa.