Consed debate Inteligência Artificial na Educação Básica durante seminário

Notícias da Educação

17.07.2025

O secretário-adjunto da Educação do Piauí, Rodrigo Torres, representa o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) durante o Seminário 'IA na Educação Básica: Construindo Referenciais Nacionais', em Brasília. O objetivo do encontro é debater os desafios, oportunidades e caminhos para a integração ética, crítica e pedagógica da inteligência artificial na educação básica brasileira.

Em sua primeira fala, Rodrigo Torres, que também representa o secretário de Educação Washington Bandeira, destaca a importância do debate sobre o tema Inteligência Artificial: "A IA vem movimentando diversos aspectos das nossas vidas, seja no setor privado, público, dentro da escola ou em outras áreas. É muito importante que enfrentemos rapidamente esse debate e não percamos tempo, porque a onda é muito rápida. A gente não pode esperar; o tempo das transformações agora é mais curto".

Dando sequência à programação, Rodrigo Torres apresentou a experiência do Piauí durante o Painel 'Inteligência Artificial, aprendizagem e currículo'. Ele destacou a inclusão da disciplina de inteligência Artificial (IA) no currículo das escolas da rede estadual do Piauí, que já beneficia mais de 120 mil estudantes e capacitou mais de 800 profissionais. "Piauí é primeiro Estado do Brasil a ter uma disciplina obrigatória de IA para 100% de alunos do ensino médio e foi reconhecido pela Unesco como primeiro território das Américas a ter essa disciplina obrigatória".

O evento, que acontece na sede do INEP, em Brasília, é uma realização do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a UNESCO no Brasil e o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. 

Acompanhe: www.youtube.com/watch?v=Pwmsbyc7JQQ

Texto: Jhonatan Guimarães