Consed debate os resultados de desempenho do PISA 2012 e da Prova Brasil 2013

Avaliações

03.07.2015

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou audiência, na manhã desta quinta-feira (02/07), para discutir o desempenho educacional auferidos pelo PISA 2012-OCDE e da Prova Brasil 2013. O debate também abordou quais providências serão tomadas para elevar o padrão do resultado obtido nesses instrumentos de avaliação de larga escala.

Autor do requerimento da audiência o deputado Rogério Marinho presidiu a audiência, que contou com a participação do secretário de Educação Básica do Ministério da Educação - SEB/MEC, Manuel Palácios; secretário da Educação do Estado do Ceará, Mauricio Holanda, que representou o Consed no evento; a vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME, Manuela Arantes Cabral e o presidente do Conselho de Administração do Instituto Alfa e Beto, João Batista Araújo e Oliveira.

Para o deputado Rogério Marinho, a educação brasileira poderia estar muito melhor.  Ele destacou a importância da gestão da educação e demostrou preocupação com a má gestão das escolas públicas, da formação defasada dos professores e do corporativismo. “Se o que dá certo é a disciplina, a gestão, a avaliação, a formação adequada, o estágio probatório, a participação da família na escola, nós temos que fazer com que isso não seja um pensamento apenas do gestor, mas, principalmente daqueles que fazem a escola pública, que são os professores”, recomendou.

O secretário de Educação do Estado do Ceará e representante do Consed, Maurício Holanda apresentou os resultados da avaliação externa da Educação Básica e destacou a importância de trabalharmos por um pacto que possa se relacionar com o futuro do Brasil. “Acredito também que o MEC, o Consed e a Undime precisam trabalhar juntos numa integração do processo avaliativo, para que possamos otimizar nosso corpo discente e os gastos feitos em cada procedimento avaliativo”, afirmou.

O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação - SEB/MEC, Manuel Palácios, declarou que o MEC está trabalhando num modelo de proposta de mobilização do corpo docente por meio de PAC’s. “Consigamos assim, trazer para primeiro plano, problemas de natureza didática, trabalhemos na valorização de tais problemas e possamos assegurar abordagens que se mostrem efetivas para esse trabalho”, afirmou.

O deputado Rogério Marinho encerrou a audiência, reafirmando a importância das discussões, e que todas as sugestões serão levadas em conta, no relatório.