Consed defende que decisões sobre o Novo Ensino Médio sejam tomadas após a consulta pública

Novo Ensino Médio

04.04.2023

O Conselho Nacional de Secretários de Educação divulgou nota pública em que defende que qualquer decisão em relação ao Novo Ensino Médio somente seja tomada ao final da consulta pública em andamento sobre o tema. A seguir, o inteiro tero da nota:

NOTA PÚBLICA 2/2023
Exame Nacional do Ensino Médio

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) vem a público se manifestar sobre um possível adiamento das mudanças nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para adequação à reforma do Ensino Médio.

O CONSED lembra que há uma consulta aberta sobre a reforma e, portanto, seria importante que qualquer decisão relacionada ao tema fosse tomada somente após a finalização da consulta.

Ademais, o trabalho do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) para realização do novo formato das provas em 2024 não impede nem inviabiliza a consulta, no entanto, sua eventual suspensão pode comprometer o cumprimento do cronograma do Novo Enem.

Também é importante recordar que o Novo Enem foi constituído após longo debate em grupo de trabalho com a participação das redes estaduais, do próprio Ministério da Educação, do INEP, e do Conselho Nacional de Educação.

Para o Consed, suspender o cronograma traz um risco de atraso que, no limite, pode até inviabilizar o Novo Enem no próximo ano.

Brasília, 4 de abril de 2023
Conselho Nacional de Secretários de Educação