Consed e Centro Lemann farão acordo de cooperação para estudos sobre educação

Parceria

07.08.2015

Membros da presidência do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed se reuniram, nesta quarta-feira 05/08, com pesquisadores do Centro Lemann para o Empreendedorismo e Inovação na Educação Brasileira, ligado à Fundação Lemann.

Participaram da audiência institucional o presidente do CONSED, Eduardo Deschamps; o vice-presidente, Osvaldo Barreto; o diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne e os pesquisadores da Universidade de Stanford (Califórnia, EUA), David Plank, Martin Carnoy e Paulo Blikstein.

O secretário de Estado da Educação de Santa Catarina e presidente do Consed, Eduardo Deschamps fez uma breve apresentação do Consed, que ao longo de sua história tem participado decisivamente da formulação, implementação e avaliação das políticas nacionais de educação.

O presidente do Conselho listou as definições do Fórum de Secretários para o biênio 2015-2016. “Nós do CONSED propusemos uma agenda política, alinhada ao PNE, para o avanço na implementação de políticas públicas educacionais e a maior qualidade da educação brasileira, com os seguintes eixos prioritários: A definição da Base Nacional Comum; O Financiamento da Educação Brasileira; O debate sobre os Planos de Carreira dos profissionais do magistério brasileiro; O foco na Gestão Escolar e a Reformulação do Ensino Médio”, destacou.

O encontro é um primeiro passo para a formulação de um termo de cooperação para a realização de pesquisas para subsídios políticas de gestão em educação apontou o presidente do Consed.

O professor de Educação e Economia da cátedra Vida Jacks da Universidade Stanford, Martin Carnoy, disse que a parceria possibilitará a realização de iniciativas voltadas para a melhoria continuada da Educação Pública Brasileira.  Ele disse que a partir da pesquisa sobre políticas educacionais inovadoras e novas tecnologias de ensino, o Centro e o Consed podem contribuir contribuir para a geração de projetos inovadores destinados a melhorar a educação no Brasil.

Também estiveram na reunião a representante da secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul, Cláudia Lopes;  a secretária executiva do Conselho, Nilce Rosa da Costa e a diretora de Políticas Educacionais da Fundação Lemann, Camila Pereira.

Centro Lemann para o Empreendedorismo e Inovação na Educação Brasileira

Inaugurado em 2012  e liderado pelos professores Paulo Blikstein, Martin Carnoy, Eric Bettinger e David Plank, o Centro realiza pesquisas e propõe soluções inovadoras para acelerar os avanços no setor. A iniciativa busca por meio de pesquisas melhorar o sistema educacional brasileiro e que os estudos estimulem valores como emancipação, democracia, equidade e diversidade na educação.

Com a criação do Centro Lemann para o Empreendedorismo e Inovação na Educação Brasileira em Stanford, a Fundação Lemann busca ampliar ainda mais a investigação e o diálogo sobre a educação brasileira.

Anualmente, o Centro realiza um seminário internacional no qual os pesquisadores apresentam resultados e propõem um diálogo com atores de liderança na educação brasileira. Além disso, o Centro recebe bolsistas brasileiros que são participantes do programa Lemann Fellowship.