Notícias da Educação
09.08.2023Foi realizada nesta quarta-feira (09), uma audiência pública conjunta das comissões de Educação e Cultura e de Assuntos Sociais do Senado para tratar da implementação de equipes formadas por assistentes sociais e psicólogos na rede pública de ensino.
Representando o Consed, a secretária de Estado da Educação de Rondônia, Ana Pacini, iniciou a fala destacando a importância da discussão para o cenário atual. "É muito importante a gente discutir esse tema. Até porque a escola hoje não é a mesma de tempo atrás, e hoje a dimensão dos problemas enfrentados não perpassam mais pelas habilidades e competências dos profissionais da Educação apenas. Infelizmente vivenciamos violência dentro da escola que antigamente era só uma briguinha, agora se tornou uma coisa grave, que precisa ser tratada."
Ela ainda falou que embora seja uma iniciativa altamente importante, a implementação da Lei n.º 13.935/2019 ainda enfrenta algumas dificuldades por parte do Estado e Municípios. "Uma das dificuldades é a falta de infraestrutura adequada. Muitas escolas já enfrentam desafios, como a falta de recurso financeiro, também de espaço adequado para atendimentos e falta de profissionais qualificados para o tipo de atendimento", explica. "É necessário um treinamento adicional e especializado para lidar com as demandas dos alunos".
Reforçando a necessidade dos profissionais nas escolas, Pacini ainda citou motivos que reforçam a importância dessa presença. "A escola é ambiente que pode causar estresse, ansiedade e outros problemas emocionais, tanto para os alunos, quanto para os professores, e isso tem um impacto no futuro de cada um de nós. O psicólogo pode ajudar na prevenção e no tratamento desses problemas, criando um ambiente mais saudável e promovendo o desenvolvimento pessoal e social dos estudantes. No entanto, a presença dos psicólogos por si só não garante a saúde mental dos estudantes e professores. As questões de saúde mental vão além do ambiente escolar e serem influenciadas por diversos fatores, como problemas familiares, saúde física e outros.", finaliza a secretária que enquanto representante do Consed e gestora pública, aponta a importância desse trabalho ser realizado também com o apoio de outros agentes da sociedade.
Representantes do Conselho Federal de Psicologia, do Conselho Nacional de Serviço Social e da Confederação dos Trabalhadores em Educação participaram do debate.