Consed participa de audiência pública sobre a inclusão de administração financeira no ensino básico

Notícias da Educação

21.05.2024

A secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli (GO), representou o Consed em audiência pública promovida pela Comissão de Educação e Cultura do Senado, na tarde desta terça-feira. A audiência discutiu o projeto de lei n.º 5950/2023, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para incluir a Educação e Administração Financeira na grade curricular da educação básica, de forma transversal.

Em sua fala, a secretária destacou a importância da alfabetização financeira como uma habilidade que deve ser desenvolvida ao longo da vida escolar. “Não se trata apenas de aprender a economizar ou a investir, mas de compreender o valor do dinheiro, a importância de um planejamento financeiro sólido e os impactos das nossas escolhas econômicas.”

Apresentando a visão do Consed, disse que a melhor forma de inserir o tema no currículo é a transversal, como prevê o texto do projeto, sem a necessidade de criar um componente curricular obrigatório. “O principal ponto a ser considerado é sobrecarga nos currículos escolares. A introdução de um novo componente curricular implica em reorganizações que podem impactar negativamente outras áreas de aprendizado.”

Gavioli também lembrou que algumas redes de ensino pelo país já estão abordando a educação financeira de maneira transversal, integrando o tema em componentes curriculares existentes. Para ela, essa abordagem transversal permite que o assunto seja contextualizado de forma mais prática e natural no cotidiano dos estudantes, além de favorecer a interdisciplinaridade, sendo um dos pilares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).