Consed participa de Conselho de Governança do Instituto Reos

17.03.2014

Entidades se reuniram com o intuito de criar um grupo de trabalho que construa Cenários Transformadores para Educação no Brasil

    Na tarde desta sexta-feira (14), o Consed participou da segunda reunião da Aliança Convocadora para a construção de cenários transformadores para Educação no Brasil. O objetivo do grupo é produzir um conjunto de cenários relevantes, desafiadores, plausíveis e claros sobre o futuro da educação brasileira. O secretário de Rondônia, Emerson Castro, representa o Consed no grupo.

     Ao falar da importância de se constituir cenários, como apontado acima, Emerson Castro ressalta que esse grupo foi composto de forma a "pensar juntos sobre o futuro da educação”. O grupo será formado por representantes da sociedade civil, poderes legislativo e executivo municipais, estaduais e federal, sindicatos, organizações internacionais, acadêmicos, Institutos e Fundações formadoras de opinião. A ideia é ter um grupo com atores diversos, interessados e influentes que representem o microcosmo da educação no Brasil.

    Daniela Santos, do Instituto Reos, disse que a construção de cenários para educação no Brasil criará fundamentos para a criação de novas estratégias, iniciativas e ações, apoiando os gestores públicos na tomada de decisões a partir do entendimento aprofundado e sistêmico sobre os desafios, oportunidades, perspectivas e visões relacionadas com a educação no Brasil.

    O Consed participa do grupo de atores que formarão a Aliança convocadora. Será responsável por decisões importantes do processo. Emerson Castro ressaltou que o Consed como órgão que congrega os secretários de estado de educação participa ativamente de todas as discussões inerentes a educação.

    Além do Consed, os convidados para o conselho são: Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Grupo de Fundações Institutos e Empresas (GIFE), Todos Pela educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

    O Instituto Reos é uma associação sem fins lucrativos fundada em julho de 2013 com a finalidade de auxiliar organizações da sociedade civil, empresas, entes públicos a endereçar desafios sociais complexos. Convoca, desenha e facilita processos que permitam que equipes de diversas partes interessadas trabalhem juntas para avançarem em seus problemas mais difíceis.

     Trabalha tanto local como globalmente, atuando em parceria com a Reos, empresa social com escritórios em Cambridge (Massachussetts), Haia, Johannesburgo, Melbourne, Oxford, São Francisco, São Paulo e Sydney.

Com informações do Instituto Reos