Consed participa de Seminário Nacional dos Anos Finais e debate trajetórias e desafios educacionais

Notícias da Educação

09.09.2025

Representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o secretário de Estado da Educação de Mato Grosso, Alan Porto, participa nesta terça-feira (09) do Seminário Nacional dos Anos Finais: Transições, Trajetórias e o Direito à Aprendizagem, em Brasília. Ele compõe a Mesa 3: Governança e condições institucionais para políticas educacionais.

Para Alan, é necessário um olhar para as diferenças de um país tão grande e diverso como o Brasil. "Olhar para todas as modalidades educacionais, pensar numa escola de tempo integral que seja atuante, mas também não podemos deixar de olhar para as escolas indígenas, do campo e quilombolas", explica.

"Pensar na inclusão e equidade, reduzir as desigualdades regionais e sociais. Usar as ferramentas digitais de forma educacional e pensar na saúde mental. Não podemos deixar de lado o protagonismo estudantil e reconhecer que o jovem é um sujeito ativo dentro da escola. E, para que toda política caminhe certo e tenha bons resultados, precisamos avaliar a gestão das aprendizagens, monitorar os resultados e definir estratégias", aponta.

"É fundamental essa articulação do MEC com os Estados e municípios nessa transição dos anos iniciais para os anos finais", afirma. "Pensarmos na transição do nono para o primeiro ano, principalmente, com o viés para a educação profissional e tecnológica. Pensar no adolescente é garantir a visão do sucesso", finaliza.

O Seminário Nacional dos Anos Finais do Ensino Fundamental é promovido pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica, em parceria com o Unicef, e tem como objetivo discutir os principais desafios e perspectivas para o fortalecimento da aprendizagem dos estudantes nos anos finais.

O encontro reúne gestores públicos, pesquisadores, professores e organizações parceiras para compartilhar experiências, apresentar evidências e construir caminhos para uma educação mais equitativa e de qualidade. #educação

Texto: Jhonatan Guimarães