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25.09.2023Está sendo realizado na tarde desta segunda-feira (25) o encontro "Escola em Tempo Integral: orientações sobre a fase de pactuação". Por meio da plataforma Conviva Educação, o evento promovido pela Undime contou com apoio do Consed e do MEC. O foco foi tirar dúvidas sobre a fase de pactuação do Programa Escola em Tempo Integral.
Representando o Consed, a diretora institucional, Nilce Costa, iniciou a fala destacando o aniversário de 37 anos do conselho e agradecendo o convite de fazer parte do diálogo que trata da ampliação de matrículas em tempo integral.
“Não há dúvidas que a educação em tempo integral desempenha um papel crucial na melhoria da qualidade da educação. Ao oferecer um ambiente mais rico para o aprendizado, os alunos têm acesso a uma ampla gama de atividades educacionais, culturais e esportivas, o que contribui significativamente para o desenvolvimento de suas habilidades e competências", destacou.
“A educação em tempo integral prepara melhor os alunos para o futuro, desenvolvendo habilidades fundamentais para o sucesso em um ambiente cada vez mais complexo e globalizado", explica Nilce sobre o modelo não apenas beneficiar os indivíduos, como também vai contribuir para o progresso da sociedade.
“O regime de colaboração também permite uma melhor coordenação de políticas educacionais em todo o país. Isso é essencial para garantir que os diferentes estados e municípios estejam alinhados em seus esforços para ampliar a educação em tempo integral, evitando duplicações e conflitos desnecessários. Além disso, trabalhando em conjunto, os governos podem maximizar o impacto dos recursos disponíveis e compartilhar experiências bem-sucedidas e boas práticas", finaliza.
O objetivo é alcançar 3,2 milhões de novas matrículas em tempo integral até 2026, atingindo a meta 6 do PNE. O investimento será de R$4 bilhões para apoiar estados e municípios na criação das primeiras 1 milhão de matrículas.