Consed participa de workshop sobre Governança de Dados e Inteligência Artificial na Educação

Notícias da Educação

19.08.2025

Em Brasília, o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Educação do Piauí, Rodrigo Torres, representa o Consed - Conselho Nacional de Secretários de Educação, nesta terça-feira (19) durante a abertura do Workshop Governança de Dados e Inteligência Artificial na Educação – MEC.

O workshop tem como objetivo debater o conteúdo disposto no Referencial para Uso e Desenvolvimento Responsáveis de Inteligência Artificial na Educação e a Política Nacional de Dados da Educação. O evento também visa receber colaborações das diversas representações educacionais em âmbito nacional.

Durante o evento, Torres destacou a prioridade que o Consed dá ao diálogo sobre tecnologia, conectividade e inteligência artificial. "A gente tem feito alguns debates importantes nas reuniões de secretários de educação e os Estados hoje têm experiências diversas", afirmou. Ele citou exemplos de Estados que estão avançando na implementação de IA em sala de aula, como o Piauí, Paraná, Goiás, Tocantins e Espírito Santo.

"É fundamental ter esses espaços para a gente estabelecer diretrizes para o país", enfatizou Torres. "O nosso país não permite que a gente espere, temos desafios muito grandes na educação e isso é fundamental". Ele apresentou as experiências e ações aplicadas na rede estadual do Piauí, destacando a importância da colaboração entre os Estados para avançar na pauta de dados e IA.

A Política Nacional de Dados da Educação propõe a criação de mecanismos institucionais necessários para facilitar a coleta e o compartilhamento de dados referentes à educação. Espera-se que esses mecanismos contribuam para a melhoria da qualidade da educação. 

O Referencial para Uso e Desenvolvimento Responsáveis de IA na Educação é um documento norteador que institui diretrizes e recomendações para o desenvolvimento e uso de Inteligência Artificial na educação. O objetivo é garantir que a IA seja utilizada de forma responsável e eficaz nas salas de aula e na constituição de políticas educacionais.

Texto: Jhonatan Guimarães