Consed pede ao Senado que reverta inclusão do Fundeb no arcabouço fiscal

Notícias da Educação

24.05.2023

Ainda durante a audiência pública interativa da Comissão de Educação do Senado que debateu a implementação do piso salarial do magistério nesta quarta-feira (24), o secretário da Educação do Estado do Pará, Rossieli Soares, iniciou sua fala solicitando aos senadores que revertam a inserção do Fundeb no arcabouço fiscal, destacando que a Câmara aprovou o novo regime fiscal sem ao menos conhecer os impactos dessa medida na Educação. 

"Acho que esse debate não foi apropriado como deveria ser", destaca o secretário solicitando a revisão. "O Fundeb entrar no arcabouço fiscal vai prejudicar até políticas de comprimento do piso. Como vamos cumprir merenda e transporte, que são despesas hoje recorrentes. No mínimo isso já trará consequências à educação". 

Em resposta, a senadora Dorinha criticou a decisão da Câmara dos Deputados e afirmou que a expectativa é que o Senado consiga reverter. "Houve uma total negligência em relação à educação. Muitos que dizem que defendem Fundeb, mas nenhum partido apresentou destaque para mantivesse a complementação", relata. "Muita gente tem discurso numa posição política e depois quando muda não defende a educação, infelizmente é essa realidade da votação que aconteceu ontem".