Conselho Estadual da Educação encerra atividades do biênio 2019 a 2021

Tocantins

09.12.2021

Josélia de Lima/Governo do Tocantins

Com a apresentação dos trabalhos realizados nos últimos dois anos, o Conselho Estadual da Educação do Tocantins (CEE) realizou a reunião de encerramento das atividades do biênio 2019/2021. O presidente Robson Vila Nova Lopes falou da satisfação de ter contribuído com o conselho nesse período de novas aprendizagens provocadas pela pandemia do Covid-19. O secretário executivo da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Fábio Pereira Vaz, aproveitou a ocasião para conhecer a composição do conselho e agradecer a parceria.

Nesse período de pandemia, quando as aulas presenciais foram suspensas como forma de prevenção, o Conselho Estadual de Educação teve um papel fundamental para regulamentar o ensino ministrado de forma remota. 

Entre as ações realizadas pelo Conselho estão: a aprovação do Documento Curricular do Tocantins; a revisão dos instrumentos de avaliação da Educação Básica; a participação na abertura do curso de Medicina da Universidade do Tocantins (Unitins), no campus de Augustinópolis; o credenciamento do campus da Unirg, em Paraíso do Tocantins, e a digitalização dos arquivos passivos do Conselho desde a sua instalação.

O presidente Robson abordou a abrangência do trabalho realizado pelo Conselho, que vai desde a aprovação de documentos, a assessorar o executivo, ter a preocupação de capacitar todos os membros do colegiado e estudar os documentos que legislam a educação no Estado e no País. “A palavra que resume esses dois anos de trabalho é gratidão. Aprendemos, inovamos e, nesse período, foram movimentados 832 processos. Temos um conselho bem atuante, participamos de 23 órgãos colegiados, como fóruns e comissões. Tivemos muitos momentos de aprendizagens, entre eles, realizar as reuniões por meio das web conferências”, esclareceu.

Robson se despediu do grupo na atuação de presidente destacando o trabalho em parceria. “Agradeço a dedicação de cada membro do Conselho e dos técnicos. Escrevemos mais uma linha na história do Conselho e da educação”, ressaltou.

O conselheiro Raimundo Nonato da Silva falou das aprendizagens que obteve após esses dois anos no Conselho. “Hoje tenho clareza sobre o que é o trabalho na educação e os processos que se têm que observar. Saímos dessa gestão com muito aprendizado”, afirmou.

Outro conselheiro, Josiel Gomes Santos, destacou as decisões coletivas. “Quando vi tantas ações realizadas, senti orgulho de ter feito parte dessa gestão do Conselho. Nesse período, estudamos a legislação, percebemos o valor das decisões coletivas e do impacto da pandemia no processo de ensino e de aprendizagem”, contou.

Larissa Ribeiro, que também é conselheira, enfatizou os desafios para legislar o processo educacional em tempos de pandemia. “Em março de 2020, as aulas presenciais foram suspensas e tivemos que aprender a lidar com o ensino remoto. Quantas aprendizagens, percebemos o valor do diálogo. E foram as orientações do Conselho com a equipe pedagógica que deixou a escola mais segura para lidar com essa nova realidade do ensino remoto”, abordou Larissa.

O secretário executivo, Fábio Vaz, falou um pouco de sua trajetória de professor, e do trabalho no setor público, no qual pôde observar o processo educacional nos diversos ângulos. “Fico tranquilo com essa equipe do Conselho por todo esse trabalho realizado. Reconheço o esforço de cada servidor e setor para dar continuidade ao trabalho de ensino e de aprendizagem nesse período de pandemia. O Conselho é um parceiro importante para o andamento de todo esse processo educacional. Todos nós atuamos para manter a qualidade do ensino e de aprendizagem”, explicou o secretário.