Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena debate assuntos pertinentes ao processo de ensino aprendizagem indígena

Tocantins

14.10.2021

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

Teve início na manhã desta quarta-feira, 13, um conjunto de reuniões do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (CEEI), com previsão de término para esta sexta-feira, 15. O conselho busca identificar os desafios de cada região, analisar, construir e deliberar propostas que aperfeiçoem as políticas educacionais voltadas para as etnias indígenas presentes no Estado.

O presidente do CEEI, Adriano Dias Gomes karajá, conduziu as discussões acerca dos pré-requisitos exigidos ao perfil dos servidores das escolas indígenas; inserção de dados no portal do Sistema de Gestão Escolar (SGE); instruções normativas; criação do manual de conduta dos servidores das escolas e atendimento a Educação Infantil. Para a pauta da tarde, estão previstos os debates sobre o processo seletivo para os contratos temporários e a realização do concurso público com a criação da categoria, professor indígena, específico para as escolas indígenas. 

“Este é um momento importante, em que nós conselheiros nos reunimos junto aos técnicos da Seduc para validar e resolver os desafios encontrados nas 118 escolas indígenas do Estado, a fim de oferecermos condições de trabalho aos servidores e educação de qualidade às comunidades indígenas”, destacou o presidente.

Para o professor Amaré Gonçalves Brito, membro do conselho e professor na unidade de ensino do povo Krahô Kanela, a presença de um conselho atuante faz toda a diferença para o progresso da educação indígena. “Estamos aqui representando e buscando melhorias a diversos povos indígenas do nosso Estado. Este é, sem dúvida, um momento de compartilhar experiências, estudar e traçar metas para continuarmos avançando nas questões educacionais específicas às diversidades indígenas”.

Pauta geral

Apreciação e votação da Instrução Normativa que dispõe sobre procedimentos relativos à lotação de servidores nas Unidades Escolares Indígenas e dá outras providências para o ano de 2022.

Processo seletivo das Escolas Indígenas; Regimento Interno do CEEI; Instrução normativa: Criação de escolas indígenas; Educação Infantil nas Terras indígenas (Asmet); Acento de novas entidades no CEEI; Infraestrutura das Escolas indígenas, obras, patrimônio; Concurso público, Transporte Escolar e informes do CEEI.