Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena realiza primeira reunião ordinária em Palmas

Tocantins

11.04.2024

Para discutir as demandas da Educação Escolar Indígena, os membros do Conselho Estadual da Educação Escolar Indígena se reuniram, na manhã desta quarta-feira, 10, na sede da Secretaria de Estado da Educação, em Palmas.

Na pauta, que será discutida nos dias 10 e 11, estão assuntos como transporte escolar, estrutura curricular indígena, educação infantil nas escolas indígenas, bem como as políticas para a educação indígena no Estado.

 Conforme o Regimento do Conselho, estão previstas duas reuniões ordinárias, em que os membros apresentam demandas e discutem melhorias conforme as necessidades locais de cada povo.

 O presidente do Conselho, Adriano Dias Gomes Karajá, comentou sobre a necessidade das reuniões. “Estamos com a primeira plenária, e a previsão é que ocorram mais duas, conforme a necessidade. É nessas reuniões que temos a oportunidade para que as escolas tragam as demandas mais urgentes para serem atendidas com prioridades”, destacou.

 A superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, Márcia Brasileiro, comentou sobre as demandas apresentadas pelos conselheiros. “Na plenária foi feita uma escuta dos conselheiros que relataram os avanços e desafios da educação escolar indígena. Esse momento foi importante para conhecer as demandas, alinhar e elaborar políticas públicas que promovam o fortalecimento da aprendizagem de cada povo”, ponderou.

 

Dicom Seduc/Governo do Tocantins

Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins