Conselho Nacional da Juventude lança 2ª edição de programa voltado para o empreendedorismo

Incrições abertas

17.05.2021

A capacitação gratuita, destinada a jovens de 17 a 29 anos de todo o Brasil, busca promover a geração de emprego e renda em tempos de pandemia

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do programa Juventude Empreendedora, para jovens dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. O programa é uma iniciativa do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) em parceria com a Besouro Agência de Fomento Social e com o Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (FJCPLP), e tem como objetivo capacitar os participantes para se tornarem jovens empreendedores no país.

Em função da pandemia do coronavírus, o programa será executado no formato online, sendo dividido em 11 etapas que abordam finanças; comunicação online e offline; gestão de pessoas; rede de relacionamentos; marketing e vendas. Em sua edição anterior, o programa contemplou cerca de dez mil pessoas em mais de mil cidades de todo o país.

“A 2ª edição do programa Juventude Empreendedora vem fortalecer a política de juventude no Estado do Acre, dando oportunidades de capacitação para os jovens na qualificação e ampliação dos conhecimentos para a geração de renda”, afirma Robson Vidal, chefe do Departamento da Juventude da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM).

O curso é baseado em uma metodologia exclusiva que revê o modelo tradicional de um plano de negócios e o adapta para pequenos negócios. Foto: Divulgação


O curso é baseado em uma metodologia exclusiva que revê o modelo tradicional de um plano de negócios e o adapta para pequenos negócios, de forma a ser executado após cinco dias, que somam 20 horas da capacitação. A partir da análise do seu contexto, o(a) aluno(a) passa pela construção do conceito de seu produto ou serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas e fluxo de caixa, entre outros conteúdos.

Entre os requisitos, é necessário o participante ter entre 17 e 29 anos, residir em ambiente nacional e estar em situação de vulnerabilidade social, além de ter uma ideia de negócio ou de atividade produtiva.

Além de jovens que precisam abrir um negócio para ter renda própria, o curso visa capacitar também os pequenos microempreendedores que enfrentam dificuldades para manter o negócio com as portas abertas e lucrando, mesmo em meio à pandemia. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 26 de maio por meio do site https://www.juventudeempreendedora.com/.

Texto: Jorge William/ Ascom SEE