Conservatório Pernambucano de Música estreia a primeira Orquestra Sinfônica do Estado

Pernambuco

25.04.2025

Um marco na história cultural de Pernambuco foi celebrado nessa quarta-feira (23), com a estreia da primeira Orquestra Sinfônica de Pernambuco, criada pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM). A apresentação, aberta ao público, aconteceu no tradicional Teatro de Santa Isabel, no centro do Recife. 

Sob a regência do maestro Sérgio Nilsen Barza, a estreia da Orquestra Sinfônica de Pernambuco foi dedicada ao compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, trazendo ao palco a genialidade de suas composições. No programa, o público apreciou a “Abertura Idomeneo, re di Creta”, o “Concerto para Clarinete em A maior, K622” – com seus movimentos Allegro, Adagio e Rondó – e a “Sinfonia Nº 35 em Ré Maior, K385”, interpretada em seus quatro movimentos: Allegro con spirito, Andante, Menuetto e Presto.

A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, prestigiou a apresentação. “A estreia da Orquestra Sinfônica de Pernambuco reafirma o compromisso da gestão da governadora Raquel Lyra com a cultura, com a formação dos nossos jovens e dos nossos artistas. E o Conservatório Pernambucano tem um papel fundamental nisso, porque vem desempenhando essa função ao longo do tempo, e a gente vem intensificando o apoio para que momentos como esse sejam cada vez mais comuns. Eu não tenho dúvida nenhuma de que, logo, logo, a Orquestra Sinfônica de Pernambuco será uma referência não só no Estado, mas no Nordeste, no Brasil e internacionalmente também”, disse.

A Orquestra Sinfônica de Pernambuco é formada por 45 músicos, entre professores, estudantes e convidados, e surgiu como fruto do amadurecimento artístico e pedagógico do CPM, que ao longo das últimas décadas formou músicos de excelência e com reconhecimento em todo o país. 

“A orquestra representa um momento histórico para o Conservatório e para a cultura pernambucana. É uma conquista que celebra a formação musical de alto nível e amplia as possibilidades artísticas tanto para os estudantes quanto para o público. Nossa proposta é oferecer uma vivência sinfônica real com repertórios desafiadores e enriquecedores, contribuindo para a formação completa dos nossos músicos”, destacou Janete Florêncio, gerente geral do CPM.

A apresentação marcou também o início de uma série de concertos dedicados aos grandes compositores da música clássica ocidental. Nas próximas edições, o público poderá apreciar obras de Beethoven, Brahms, Tchaikovsky, entre outros mestres. A proposta é oferecer aos músicos do Conservatório a oportunidade de explorar o repertório sinfônico clássico e, ao mesmo tempo, proporcionar ao público interpretações de obras consagradas.

O regente Sérgio Nilzen exaltou a criação da Orquestra enquanto laboratório para os músicos eruditas. “Muitas vezes a preparação para os alunos tocarem numa orquestra é muito longa. Então, é importante esse espaço para eles trabalharem”, colocou.