Consolidação de diagnóstico para Plano Estratégico da Seduc é apresentado às equipes gestoras

Planejamento Estratégico

05.09.2016

Philipe Bastos / Governo do Tocantins

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira, 2, na sede da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), a consolidação do diagnóstico do Plano Estratégico da Pasta foi apresentada às equipes técnicas. O encontro contou com a participação de superintendentes, diretores e gerentes de todos os setores da Secretaria.

Esta etapa foi construída a partir do envolvimento dos líderes de cada setor que apontaram problemas, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças na gestão da educação estadual. De acordo com a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Sechim, esta etapa foi a continuidade do Plano Estratégico da Seduc. “Temos os resultados que cada líder de setor assinalou e levantamos as principais dificuldades, os principais problemas que enfrentamos”, destacou.

“A partir daqui, teremos a próxima etapa. Nós queremos, agora, que esse trabalho seja discutido de forma coletiva com as equipes, para a definição das causas desses problemas e, a partir daí, elaborar o nosso plano de ação”, pontuou a professora Wanessa Sechim.

O diagnóstico dos problemas foi apresentado pelo superintendente de Tecnologia e Inovação da Seduc, Wilson Alves Pereira. Ele destacou o trabalho dos técnicos do setor ao elaborarem o sistema online para a coleta dos dados do levantamento. “Esta consolidação foi um trabalho da equipe da tecnologia que desenhou esse sistema que tornou possível a rápida realização desse diagnóstico”, frisou.

Plano Estratégico

Pensado como forma de definir metas para o fortalecimento da educação no Estado, o Planejamento Estratégico da Seduc (PES) vem sendo elaborado desde o início da atual gestão da Secretaria. Principal instrumento de trabalho da pasta, o PES é realizado por meio de etapas que vêm desde a preparação, junto às equipes gestoras, passando por reuniões setoriais, até a atual fase que é o diagnóstico da gestão educacional no Estado.