Consulta Pública em Araguaína discute prioridades da Educação para o Plano Plurianual 2024-2027

Tocantins

26.05.2023

As prioridades da educação foram temas dos debates durante a Consulta Pública, realizada em Araguaína, nesta sexta-feira, 26, pelo Governo do Tocantins, para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. O evento, que contou com a participação da equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), reuniu representantes da comunidade escolar, que puderam expor suas demandas e expectativas para a educação, na Escola de Tempo Integral Domingos da Cruz Machado.

No encontro, que integra o eixo Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, foram discutidos temas como infraestrutura das escolas, valorização dos professores, modernização do ensino, transporte escolar, acesso à universidade pública, pós-graduação, pesquisa científica, desporto, comunicação e acesso à internet.

O secretário executivo da Educação, Edinho Fernandes, ressaltou a importância da consulta pública para aprimorar a qualidade do ensino na região. Ele destacou que a gestão atual tem se empenhado em transformar a Educação em uma política de Estado, buscando atender as demandas da comunidade escolar. "Queremos conhecer os anseios da população para que possamos planejar e executar ações que atendam às especificidades dessa região", frisou Edinho Fernandes.

Durante o evento, a técnica da Seduc, Odaleia Barbosa, explicou a dinâmica da consulta pública, que permite à comunidade participar ativamente na definição das prioridades da educação nos próximos quatro anos. "No grupo de trabalho, iremos analisar, discutir e debater os desafios da educação na região. A comunidade terá voz ativa, participando e votando para escolher três desafios que serão prioridades da educação neste quadriênio", explicou Barbosa.

Edinho Fernandes também mencionou os avanços conquistados pela atual gestão no campo educacional. Ele enfatizou a valorização dos servidores, destacando que os passivos da Educação no Tocantins foram zerados, e mencionou o andamento do concurso da Educação, que oferecerá mais de 5 mil vagas. O secretário executivo assegurou que em breve serão anunciadas outras novidades para os servidores.

Eulessandra Castilho, diretora da Regional de Araguaína, ressaltou as melhorias na infraestrutura das escolas locais. Ela citou a construção de novas unidades escolares e a entrega de obras de reforma, incluindo a escola onde ocorreu a Consulta Pública, que foi recentemente inaugurada e conta com uma estrutura de excelência.

A consulta pública em Araguaína mostrou-se como um espaço importante para ouvir as demandas da comunidade escolar e planejar ações que possam melhorar ainda mais a qualidade da educação na região. Com a participação ativa dos envolvidos, a expectativa é que as prioridades definidas sejam efetivamente atendidas no próximo Plano Plurianual.

Dicom Seduc/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins