Cooperação

Gestão Escolar

06.06.2019

O governo do estado do Pará e o Instituto Lemann assinaram um acordo de cooperação para formar lideranças escolares da rede estadual de ensino. O acordo não prevê ônus para o Estado do Pará e tem como foco o desenvolvimento do programa “Gestão Pública”. 

O Instituto Lemann atua em rede com o Instituto Humanize, o Instituto República e o Instituto Brava, organizações da sociedade civil, idealizadoras e executoras do projeto “Aliança para liderança de impacto”, que tem por objetivo contribuir para que pessoas altamente capacitadas ocupem cargos de liderança no governo e no terceiro setor. A assinatura aconteceu no dia 27 de maio, na sede do Instituto, em São Paulo, e contou com a presença do governador Helder Barbalho, e da secretária de estado de educação, Leila Freire.

Ao propor o acordo, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), vai formar lideranças e identificar os educadores aptos a colaborar na gestão escolar. A idéia é realizar um trabalho contínuo focado na construção de ambientes pedagógicos necessários à melhoria da qualidade do ensino no Pará.


“Estamos muito animados em fazer esse acordo com o estado do Pará, para que possamos avançar no tema da gestão de pessoas e profissionalização do serviço público. Com certeza, fará uma grande diferença na área da educação, com a perspectiva de estender para outras áreas”, destacou o diretor-presidente do Instituto Lemann, Denis Mizne.


Já a diretora executiva do Instituto Humanize, Geórgia Pessoa, analisa que esse é um momento único e oportuno para que o Pará possa desenvolver suas potencialidades e melhorar a oferta do serviço público em diferentes áreas.


“Nós, da Humanize, acreditamos muito nesse arranjo de alianças, de colaboração, em cima do que é prioridade para o governo. Estamos muito felizes em poder contribuir, até porque já temos um trabalho iniciado no Pará, no que se refere à questão da sustentabilidade, e queremos poder ajudar ainda mais”, enfatizou.

Para o governador a expectativa é que um novo ciclo de retomada da qualidade do ensino público possa ser fortalecido a partir das formações. "O que desejamos é identificar essas lideranças e ter gestores dentro da escola capazes de fazer um diferencial na melhoraria dos nossos indicadores educacionais", explicou.

As formações que são fruto da parceria começam no segundo semestre e devem ser concluídas até janeiro de 2020.