Coordenação Estadual da BNCC avança na construção da proposta de estrutura curricular em Sergipe

BNCC

27.04.2018

Com o objetivo de discutir a primeira versão do documento que irá propor a estrutura curricular sergipana para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental, os redatores, colaboradores e coordenadores estaduais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) participaram nesta sexta-feira, 27, de um encontro formativo, realizado pela Coordenação Estadual da BNCC, no Complexo Administrativo Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em Aracaju.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Base Nacional Comum Curricular deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas, em todo Brasil.

A Coordenação Estadual da BNCC, pioneira no país na elaboração de uma proposta curricular única para todas as redes de ensino, em Sergipe, deu prosseguimento, por meio deste encontro formativo, aos trabalhos de construção da proposta de estrutura curricular sergipana, a BNCC estadual.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação da Seed e coordenadora estadual da Base, professora Ana Lúcia Lima, essa reunião de trabalho foi a primeira a contar com a participação dos colaboradores - professores que, indicados pelas redes de ensino, se inserem, de modo voluntário, na elaboração do documento curricular.

"Este encontro serviu para que pudéssemos organizar Grupos de Trabalho (GT's), por área de conhecimento, e para definir o Plano de Ação desses GT's, de modo que possamos apresentar, até o próximo dia 31 de maio, a primeira versão da BNNC estadual, documento este que, após finalizado pela coordenação estadual, será disponibilizado à sociedade, que poderá oferecer contribuições", explicou a professora Ana Lúcia Lima.

Também coordenador estadual da BNCC, representando a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o professor Adaílson Silveira afirmou que as redes de ensino precisam estar em acordo, em todo trabalho de estruturação da proposta curricular sergipana, "entendendo que todas têm o mesmo propósito dentro desta construção, ou seja, estar integradas para fazer com o que o currículo sergipano seja o mesmo em todas as escolas, independentemente de ser da rede pública ou privada", destacou.

Após ter sido elaborado, o Plano de Ação dos Grupos e Trabalhos foi socializado entre os participantes do evento, que tiveram, também, ao longo desta oficina de trabalho, a oportunidade de apreender toda estrutura da BNCC e da proposta curricular sergipana.

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular começou a ser construída em 2015 e estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera desenvolver pelos alunos ao longo da escolaridade básica. Orientada por princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. A Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.