Coordenação estadual do Projovem Urbano inaugura espaços para acolher filhos de estudantes

Pernabuco

29.02.2024

A coordenação do Programa Nacional de Inclusão dos Jovens (Projovem Urbano) em Pernambuco inaugurou, neste mês de fevereiro, dois espaços de acolhimentos para os filhos e filhas de estudantes que estiverem em aula. Chamadas de “Projovem Kids”, as salas, que foram implantadas em duas unidades de ensino do Agreste, terão atividades recreativas com jogos, brincadeiras e pintura, além de aulas de alfabetização e reforço, promovidas por profissionais. 

O primeiro espaço foi inaugurado na segunda-feira (26), na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) João XXIII, localizada em Casinhas. Na terça (27) foi a vez da  EREM Professora Rita Maria da Conceição, em Orobó, receber o Projovem Kids. Segundo a coordenação estadual do Projovem, a expectativa é que essa iniciativa  aumente a frequência em sala de aula de estudantes que têm filhos.

“O projeto surge como uma resposta da necessidade dos nossos estudantes que têm filhos pequenos e enfrentam dificuldade para encontrar um local seguro ou para encontrar um parente que fique com as crianças enquanto eles estão na aula”, destaca a gerente da Regional de Educação Vale do Capibaribe, Ana Maria Xavier, que esteve presente nas inaugurações.

A criação de espaços de acolhimento para os filhos e filhas de estudantes do Projovem Urbano é prevista na resolução do Ministério da Educação nº 60, de 9 de novembro de 2011, que estabelece os critérios e as normas de transferência automática de recursos financeiros aos estados e municípios para o desenvolvimento de ações do Programa.

“Cerca de 90% das nossas alunas são mães e não têm com quem deixar os filhos para frequentar as aulas do Projovem e isso prejudica o processo de ensino-aprendizagem. Então, uma forma da gente não deixar os alunos e as alunas se evadirem, é justamente acolher esses filhos”, coloca o coordenador estadual do Projovem Urbano, Daniel Neto.

A estudante Erinalda da Silva Barbosa, mãe do pequeno Jhonatan Felipe de Souza Silva, disse que o serviço já está fazendo a diferença em sua vida. “Para nós, que somos mães e não temos com quem deixar os nossos filhos, está sendo essencial para que a gente não desista (de estudar). Achei de importância tremenda esse espaço Kids”, relata.

Existem 17 turmas do Projovem Urbano em Pernambuco, distribuídas em 16 escolas de oito Gerências Regionais de Educação (GRE). No total são 446 estudantes matriculados. O Programa promove a formação integral e a inclusão social de jovens e adultos, contribuindo para a conclusão do ensino fundamental e promovendo a qualificação profissional em cinco arcos ocupacionais: administração, saúde, hospitalidade, alimentação e turismo.