Os intercambistas terão oportunidades de participar de cursos, visitas escolares e desenvolver projetos.
Os coordenadores do Prêmio Gestão Escolar - PGE embarcaram nesta sexta-feira (12/09) para a viagem de intercâmbio e curso de capacitação, que serão realizados nos Estados Unidos, fruto da parceria Consed e Embaixada Americana. O grupo fica nos Estados Unidos até o próximo dia 24, data de regresso para o Brasil.
Analisar o panorama do sistema educacional dos EUA, o papel do governo na definição de políticas públicas em educação e o papel das demais organizações educacionais na definição de políticas sobre o tema são os objetivos da primeira parte da viagem, onde os coordenadores farão um curso em Washington.
Na segunda parte da viagem, os coordenadores vão se dividir em pequenos grupos para visitar escolas nos estados do Colorado, Carolina do Norte e a Pennsylvania. Dentre os objetivos destas visitas, está a compreensão sobre a estrutura e funcionamento dos estabelecimentos escolares. Também, durante às visitas, irão se reunir com diretores, educadores e membros de associações de pais e mestres e de conselhos escolares.
O fim da viagem, será em Nova York, onde o grupo se reunirá novamente e participará de uma oficina na Academia de Liderança da Cidade de Nova York, focada em gestão escolar e liderança. Também, em Nova York, serão feitas visitas à escolas, para que o grupo possa colocar em prática o aprendizado do intercâmbio.
A coordenadora do PGE no Amapá e assessora técnica, Mônica Matos, destacou a importância da viagem em relação aos trabalho desenvolvido na Secretaria. “ A minha expectativa com esse intercâmbio é a busca maior do conhecimento, para multiplicar para todos os gestores escolares do Estado, incentivando-os a participarem de maneira mais expressiva nas inscrições do PGE 2015” .
Trazer novas experiências para a Secretaria também faz parte das expectativas de outros coordenadores, segundo Ana Lúcia da Silva, analista da área de educação e coordenadora do PGE no Estado de Minas Gerais, espera-se que esse intercâmbio agregue "novos conhecimentos, conhecer um pouco mais sobre o sistema norte americano de ensino e ter novas experiências para poder compartilhar com a Secretaria, as regionais e as escolas do Estado”.
PGE - O intercâmbio educacional, que já proporcionou a troca de experiências para 328 diretores, faz parte da premiação do PGE, uma promoção do Consed em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil; União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Fundação Roberto Marinho; Fundação Victor Civita; Fundação Santillana; Fundação Itaú Social; Gerdau; Instituto Unibanco; Instituto Natura e o Ministério da Educação (MEC). A premiação busca valorizar e motivar as escolas públicas no desenvolvimento de uma gestão democrática e de qualidade. Ao todo, 34.832 instituições já participaram.