Amazonas
20.06.2025Encerrando as atividades de classificação para os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), a Coordenadoria Distrital de Educação 4 (CDE 4) realizou premiação do 17º Jogos Escolares das Coordenadorias (JECod). A cerimônia aconteceu no auditório do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, localizado no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus.
Contando com a participação de 15 escolas e 674 estudantes inscritos, o JECod além de atuar como classificatória para o JEAs, também busca unir a educação e o esporte, promovendo a socialização, a disputa saudável e o estímulo à prática desportiva.
Membro da Coordenação de Educação Física Escolar (CEFE), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Rafael Moreira esteve presente na cerimônia, nesta quarta-feira (18/06). Segundo ele, a Secretaria se faz presente em momentos como esse para incentivar os estudantes a participarem e celebrarem o desporto escolar.
“Com mais de 600 alunos participando, a Secretaria está aqui presente fazendo parte desse momento ímpar na vida dos alunos e fortalecendo essa questão da educação e do esporte para que nós possamos ter adultos brilhantes e esportistas brilhantes”, completou Rafael.
Premiação
Realizada no auditório da escola, a cerimônia condecorou os grandes vencedores nas modalidades de futsal, futebol de campo, vôlei de quadra, dentre outras, nas categorias infantil e juvenil, masculino e feminino. Com troféus para os primeiros lugares e medalhas para as demais posições, os estudantes celebraram suas conquistas com suas unidades de ensino.
A assessora de educação física da CDE 4, Regeane Pereira, explicou como a premiação é um momento de união entre os alunos que se vêem representados naqueles que venceram e de valorização aos estudantes que competiram e representaram suas escolas.
“É muito importante que os alunos vivenciem esse momento preparado com muito amor e muito capricho para que eles tenham essa vivência dentro da escola”, disse a assessora.
Da quadra ao pódio
Uma das grandes ganhadoras do dia foi a aluna Luma Martins, 13 anos, do 8º ano do Ensino Fundamental do Ceti Áurea Pinheiro Braga. Com seu time, a aluna conquistou o 1º lugar na categoria de futsal feminino infantil.
“Nós estamos muito felizes e muito ansiosas para o JEAs e estamos treinando muito toda semana para termos um bom desempenho na competição”, compartilhou a aluna.
TEXTO: Andrya Pietra
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar