Coreografias de Dança do Tocantins alcançam 2ª e 4ª posições no 42º Festival de Dança de Joinville

Tocantins

08.08.2025

Bailarinos do Tocantins se revezam em campeonato de dança no maior festival de dança, ocorrido em Joinville, entre os dias 21 de julho e 2 de agosto. Do Tocantins, participaram a Companhia de Dança EGC Movimento da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso e o Balé Popular do Tocantins.

Foi a 42ª edição do Festival de Dança de Joinville, e o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem o compromisso de envolver estudantes com a dança, cultura e aprendizagem, numa disseminação da cultura do estado além do Território do Tocantins.

No segundo lugar, O balancê da morena; em quarto colocado, o Rito das águas, que é uma dança indígena. As duas coreografias são do professor Maicon Cardoso, que fala da satisfação em ter alcançado as classificações. “É gratificante para o Tocantins. Entre 25 grupos, ficamos com o quarto lugar em danças populares, isso significa para nós, como se fosse uma primeira colocação, pela grandiosidade do festival, que envolve dançarinos do mundo inteiro. A mesma felicidade eu sinto com a segunda colocação no solo”, destacou Maicon.

A Cia EGC Movimento ao concorrer com mais de 25 coreografias na Categoria danças folclóricas Brasileiras alcançou o 5º lugar, concorrendo com grandes grupos renomados de todo país, tanto em grupo como em duo.

Ana Julya Ferreira Rocha é bailarina e estudante da 3ª série do ensino médio. Ela pertence à Companhia de Dança EGC Movimento da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso. “O festival foi incrível, conquistamos o 5ºlugar em 25 grupos de todo o Brasil. Foi assim incrível, não tenho palavras para descrever tamanha emoção, a cada ano que passa a grandiosidade do festival só aumenta e a emoção de subir ao palco também, fico extremante feliz por participar, e conquistar uma grande vitória para o nosso grupo”, concluiu.

Balé Popular

O Balé Popular do Tocantins é um projeto do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação. Foi criado em 2013, como forma de oferecer aulas gratuitas de dança a crianças e jovens do estado. Em 2018, foram atendidos cerca de 400 bailarinos nos cinco polos. Entre as conquistas do Balé, estão as cinco premiações no Festival Internacional de Dança de Goiás, a participação no Festival de Dança de Joinville, além do segundo lugar do bailarino Maicon Cardoso em competição da Academia Americana de Dança, em Nova York – EUA.

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins