Coronéis da Polícia Militar começam a atuar nesta semana em ações do Programa Escola Segura

Pará

23.05.2023

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio de videoconferência, apresentou nesta segunda-feira (22) os 10 coronéis da reserva da Polícia Militar do Estado responsáveis pelas ações do Programa Escola Segura em 10 Diretorias Regionais de Ensino. Os militares começarão a atuar já nesta quarta-feira (24).

“Parabéns a todos vocês! Festejo o envolvimento em favor da segurança pública nas escolas. Que todo esse engajamento possa permitir e trazer tranquilidade para a comunidade escolar, pais, professores e demais colaboradores. Sei o quanto o envolvimento de vocês é importante nesse processo. Agradeço a todos vocês”, disse o governador Helder Barbalho, que acompanhou a apresentação ao lado do secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.

"O Pará é o único do Brasil que contará com reforço de policiais militares da reserva. São pessoas com experiência para nos ajudar a pensar o processo de segurança nas nossas escolas, desde as câmeras de segurança ao acompanhamento de outros programas que estão por vir. Atravessamos uma crise muito forte, mas precisamos lembrar que qualquer gatilho é capaz de trazer isso à tona novamente. Portanto, nosso processo de segurança acontecerá de forma contínua. Não ficaremos no campo reativo", assegurou Rossieli Soares.

O coordenador do Gabinete de Segurança e Convivência Escolar da Seduc, coronel PM Bezerra, destacou que as ações do “Escola Segura” continuam avançando. “Dando continuidade às ações do Programa, estamos recebendo 10 coronéis que serão distribuídos pelo interior do Estado, e com certeza vão trazer um novo trabalho à área de segurança, assessorando os diretores, que por meio dessas ações vão aumentar a sensação de segurança no ambiente escolar'', informou o militar durante a reunião.

Um dos coronéis apresentados é Janderson Souza, responsável pelas ações na Diretoria Regional de Ensino 3, que contempla Abaetetuba e outros municípios da Região de Integração Tocantins. ''O trabalho é específico. Vamos assessorar tanto os diretores das escolas quanto os dirigentes das DREs, criando um ambiente escolar mais seguro, onde vamos verificar as fragilidades das escolas na parte física e no monitoramento. Além disso, vamos criar protocolos para as escolas, principalmente em momentos críticos, para que todos saibam o que fazer. Todos têm sua parcela de participação no processo'', ressaltou.

Apoio às Regionais - O Programa Escola Segura é uma ação do Governo do Pará que resulta da articulação entre as secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A iniciativa conta com mais de mil policiais militares da ativa, que já estão contratados em jornada extraordinária, e outros 45 da reserva serão convocados para apoiar as regionais de ensino.

Desde o último dia 14 de abril, as escolas da rede estadual de ensino contam com o apoio da frota do Programa e com o aplicativo “Alerta Pará Escola”, para apoio imediato em situações emergenciais em todas as unidades de ensino. Em 2023, os investimentos em segurança na educação já ultrapassam R$ 54 milhões.

Núcleo de Segurança - A partir do “Escola Segura”, a Seduc estabelece o Núcleo de Segurança e Proteção Escolar, com oficiais da Polícia Militar e assessores de segurança pública no órgão central, para monitoramento e planejamento de ações a partir de ocorrências, assim como a definição de protocolos de ação em situações rotineiras e de crise. 

A articulação conjunta terá policiais da ativa atuando às proximidades das escolas, com a reestruturação e o reforço da Ronda Escolar e com policiais da reserva no interior das escolas, trabalhando de forma ativa e contínua em harmonia com a comunidade escolar.

A disponibilização gradual dos agentes de segurança pode alcançar mil profissionais, e terá prioridade para escolas com maior vulnerabilidade. O Núcleo também terá disponíveis câmeras da Seduc e das escolas estaduais no Centro de Operações Integradas (COI). A central de monitoramento, que ficará na Seduc, já começou a ser instalada no prédio-sede, em Belém.

 

Texto: Bruno Magno / Nucom Seduc