Correção de fluxo escolar leva estudantes da rede estadual à aprovação no vestibular

Tocantins

09.02.2026

O Programa de Correção de Fluxo - Avança Mais, implementado pelo Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que tem como objetivo minimizar a distorção idade-série, já reflete os resultados positivos no ensino e aprendizagem na educação tocantinense. Exemplo disso é a aprovação dos estudantes José Augusto Ferreira e Adriano da Costa Miranda, da Escola Estadual Olavo Bilac, em Itaguatins, e Ingred Nayelle Bezerra Neres, do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, em Gurupi, no vestibular. 

A iniciativa visa garantir a equidade e qualidade no processo educacional dos estudantes, permitindo uma melhor estruturação no avanço da escolarização e ampliando as oportunidades para os estudantes que, por algum motivo, se encontram em defasagem em relação à idade-série. O programa, criado em 2025, contempla estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio e o foco é que aconteça em todo o Tocantins. 

A estudante Ingred Nayelle, egressa do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, comemora a aprovação na Universidade de Gurupi. “Eu iniciei no Avança Mais no módulo 3, finalizei no meio de 2025 por meio da prova. Com o programa consegui fazer um curso técnico em Enfermagem e hoje estou aprovada na Universidade de Gurupi no curso superior de Enfermagem. Agradeço a todos os professores e equipe gestora que me ajudaram nesse processo”, completou. 

Para o estudante Adriano da Costa Miranda, do Colégio Estadual Olavo Bilac, o programa é uma grande oportunidade para quem está em distorção idade-série na escola. “Eu comecei na primeira série. Concluí a primeira, segunda e a terceira série juntas em um ano. Durante esse período, aprendi diversas coisas, principalmente o português com a professora Rosália, que foi essencial na minha aprovação em Pedagogia na Unitins”, contou.

José Augusto Ferreira, também do Colégio Olavo Bilac, aprovado em Matemática na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), reforça que, além de acelerar a aprendizagem, o Avança Mais abre portas para a faculdade. “O Avança Mais, além de ter me dado essa oportunidade na aprovação do vestibular, me uniu a pessoas da minha idade, porque eu estudava com pessoas mais novas que não tinham a mesma vivência que a minha, e eu acabava ficando deslocado. E consegui entrar na faculdade no curso que eu sempre quis, que é Matemática”, finalizou o estudante. A estrutura curricular do programa se baseia em metodologias específicas, rotinas educativas e operacionais sistêmicas, tendo como parte integrante a escolarização por ciclos. A Seduc e as Superintendências Regionais de Educação (SREs) realizam monitoramento contínuo para apoiar as escolas e os professores.

Para a coordenadora pedagógica Josenilda Farias de Araújo Oliveira, que acompanha o programa na Escola Estadual Olavo Bilac, o objetivo principal do Avança Mais é a aceleração da aprendizagem. “O programa atua colocando os estudantes como protagonistas do processo educativo, as aulas são dinâmicas e com metodologias que incentivam a participação ativa, leitura, escrita e interpretação de textos. No Colégio Olavo Bilac o programa não só corrigiu o fluxo, mas impulsionou o sonho dos nossos estudantes ", destaca com orgulho.

Edição: Ana Luíza Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Enedino Rodrigues Benevides Neto/Governo do Tocantins

Maria Eugênia Melo/Governo do Tocantins