Coordenadoria Regional de Paranaíba realiza reunião de fluxo com unidades do programa “Escola da Autoria”

Mato Grosso do Sul

16.05.2022

A Coordenadoria Regional de Educação de Paranaíba (CRE-10) realizou no dia 03 de maio, a 1ª reunião de “Fluxo das Escolas da Autoria”, em atenção às inúmeras necessidades observadas na implementação do Programa “Escola de Autoria” nas escolas jurisdicionadas.

De acordo com a coordenadora da CRE10 Maria Aparecida Eufrásia da Silva, o primeiro encontro coletivo e colaborativo com as escolas teve ênfase em suas diferentes fases de desenvolvimento: Sobrevivência, Crescimento e Sustentabilidade. Os professores formadores e coordenação da CRE 10, promoveram uma reunião de “Fluxo” entre os diretores e pedagógico das escolas e Centro Estadual de Educação que ofertam o Programa Escola da Autoria.

A reunião de “Fluxo” ocorreu com a equipe de professores formadores da CRE10 e equipe das unidades escolares: E.E. Frei Vital de Garibaldi – Aparecida de Taboado; E.E. Augusto Krug Neto e C.E.E.P. Arlindo Neckel –  Chapadão do Sul; E.E. Hermelina Barbosa Leal e E.E. Rui Barbosa – Cassilândia; E.E. Aracilda Cícero Corrêa da Costa, E.E. Dr. Ermírio Leal Garcia e E.E. Wladislau Garcia Gomes – Paranaíba.

Ilha do Tesouro

Os representantes das escolas participantes foram recebidos com uma dinâmica “Ilha do Tesouro” – acolhida cujos objetivos “acolher” e “fomentar” a reflexão sobre o principal eixo norteador da Educação Integral – a colaboração, a integração e o trabalho em equipe.

A socialização das experiências desenvolvidas por cada escola desde o início do ano letivo em curso, ocorreu pela fala e escuta das escolas que compartilharam “Como está sua escola da autoria?” 

Todos expuseram expectativas, desafios enfrentados e a importância do engajamento de toda a equipe para superá-los. Puderam compartilhar suas experiências, dúvidas e desafios. Enriquecedor momento de partilha, uma prática que agrega saberes, conhecimentos e cria um “acervo” de práticas exitosas.

“A equipe CRE 10, após a escuta ativa das equipes das escolas, fechou os temas abordados com breve fala apontando os pontos preponderantes.

Enriquecendo nosso encontro, fomos convidados pela escola E.E. Wladislau Garcia Gomes a vivenciarmos um almoço com estudantes protagonistas”, enfatiza coordenador adjunto Fernando Henrique Cassiano.

“O encontro das Escolas da  Autoria da nossa regional foi muito rico; momento para trocarmos experiências com os colegas de outras escolas, poder compartilhar nossas experiências e expectativas e poder relatar a importância do protagonismo, da pesquisa, dos alinhamentos, da acolhida da gestão compartilhada, enfim, momento ímpar para as escolas da autoria, com objetivo de melhores resultados com o foco sempre no aluno e na sua aprendizagem”, menciona Jonas Romão da Rocha, diretor da E.E. Hermelina Barbosa Leal.

Ja a gestora do CEEPAN, Cláudia Kely Pires de Mattos Sorana fala da importância do encontro, ela participou juntamente com a coordenadora técnica de Qualificação Profissional, professora Stela Silva Oliveira, do Centro Estadual de Educação Profissional Arlindo Neckel.

“Quando tivemos uma visão do que é uma Escola de Autoria quais são suas premissas, valores, pilares e pretensão de resultados (comunidade, educadores, estudantes, poder  público). O principal foco é o nosso estudante, como ser ativo,  protagonista, que busca e constrói sua aprendizagem, seus conhecimentos, através de projetos, clubes de protagonismo, enfim tivemos um norte e muita troca de experiências sobre como devemos trabalhar em relação ao programa Escola da Autoria, tivemos alguns exemplos de escolas mais antigas de autoria nos exemplificando alguns destes tópicos, nos orientaram também sobre o Projeto de Vida com nossos estudantes visando o melhor para seu futuro”, relata professora Cláudia Kely.

A diretora da EE Dr. Ermírio Leal Garcia, Rozeni Lima de Souza Ferreira Silva relatou sobre o encontro com os técnicos e gestores das escolas de tempo integral, “discutimos o tema “Como está sua Escola de Autoria?”, foi  bastante proveitoso e informativo, onde foram mostradas ações bastante relevantes no contexto da escola de Tempo Integral, o que pode fortalecer as demais escolas. Muito interessante o feed back dos formadores e a apresentação da equipe que compõe a Coordenadoria. Nós, diretora e coordenadora pedagógica da Escola Dr. Ermírio Leal Garcia, concordamos que a reunião foi leve, produtiva e realizada em um tempo muito satisfatório”, finaliza gestora.