“Culinária e Literatura – O fascínio da Mandioca” é realizado na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves  

Mato Grosso do Sul

30.05.2023

A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, localizada no Parque das Nações, em Dourados, realizou o projeto intitulado “Culinária e Literatura – O fascínio da Madioca”, com estudantes do 8º ano do ensino fundamental, com intuito de incentivar a alimentação saudável entre os estudantes.

O projeto Culinária e literatura: o fascínio da mandioca é desenvolvido pela professora Alessandra Aparecida Neves, em parceria com a cozinheira Márcia Alves Mendonça e com a coordenadora de práticas inovadoras Milena dos Santos Peixoto, com o objetivo de fazer uso de metodologias ativas, a ideia foi trazer a cozinha para dentro da sala de aula e mostrar aos estudantes a importância de uma alimentação balanceada.

Palestra

No dia 22 de maio de 2023, a cozinheira Márcia foi à sala fazer uma palestra sobre alimentação saudável e os nutrientes da mandioca. Ela explicou sobre a importância de incluir alimentos ricos em nutrientes na dieta, como a mandioca, que é um alimento muito presente na culinária brasileira.

Essa iniciativa foi uma forma de mostrar aos alunos que a alimentação saudável pode ser saborosa e divertida. Além disso, a atividade também incentivou a criatividade e a cooperação entre os alunos. “Com certeza, essa foi uma experiência que ficará marcada na memória dos estudantes e que pode influenciar positivamente a alimentação deles no futuro”, ressalta professora Alessandra.

Antes da palestra da cozinheira Márcia, os alunos tiveram atividades muito interessantes: ler, compreender, interpretar e escrever crônicas. Pesquisaram e apresentaram reportagens e artigos sobre os benefícios das mandioca. Foi uma forma divertida e diferente de aprender sobre nutrição e gastronomia, além de trabalhar a leitura e a escrita.

Os alunos se encantaram com a história desse alimento tão importante para a cultura brasileira, e puderam refletir sobre a importância de valorizar nossas raízes. Além disso, a atividade também foi uma oportunidade para discutir questões de sustentabilidade e preservação ambiental.

Criatividade

Mas não foi só isso: os alunos também colocaram a criatividade em prática e criaram memes relacionados à Lenda da Mandioca. Foi uma forma divertida de fixar o conteúdo e ainda desenvolver habilidades de comunicação e expressão. Os alunos tiveram a chance de receber na sala o Pirata Adjunto Adverbial, a Mágica da Leitura e o Doutor Figuras de Linguagem.

O Pirata Adjunto Adverbial falou tudo que é importante sobre Adjunto Adverbial, a Mágica da Leitura auxiliou na leitura e o Doutor Figuras de Linguagem fez belas explanações sobre metáfora, comparação, hipérbole, sinestesia outras figuras. Essas aulas provam de que é possível aprender de forma lúdica e divertida. Ao invés de simplesmente ler um texto e responder questões, os alunos puderam se envolver de forma mais ativa e participativa, o que tornou o aprendizado muito mais interessante e significativo.

Por fim, a palestra da cozinheira Márcia foi o ápice desse processo de aprendizagem. Os alunos, os pais e os responsáveis ficaram encantados com a palestra. Sim, os pais e os responsáveis foram convidados pela professora e pela cozinheira a assistirem a palestra. Os alunos já estavam familiarizados com o tema e puderam aproveitar ainda mais as informações e dicas compartilhadas pela palestrante. Pais, responsáveis e alunos também comeram um delicioso bobó de mandioca com frango.

No dia da palestra, a professora Alessandra apresentou para os pais e responsáveis um vídeo curto mostrando todas as atividades desenvolvidas no projeto e as atividades que ainda virão. “Foi uma experiência enriquecedora e inspiradora para alunos, pais e responsáveis, que certamente ficará na memória de todos”, finaliza gestor Alcides Peres Junior.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo Escolar