Cultura capixaba e literatura brasileira são temas de projetos na Rede Estadual

Secretaria de Educação do ES

28.11.2019

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Doutor Edward Abreu do Nascimento, de Pedro Canário, promoveu uma ação de reflexão acerca da identidade cultural no Espírito Santo. O Projeto “Conhecendo a Literatura Contemporânea e a Literatura Capixaba”, contou com apresentações de seminário, teatro, música e dança.

O objetivo foi enfatizar a diversidade cultural capixaba, que integra costumes e tradições indígenas, africanas e dos diversos imigrantes como italianos, alemães, pomeranos, libaneses, entre outros, que fixaram residência no Estado. As danças, festas, artesanato, literatura e costumes de cada município foram retratados.

Desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa, Elisângela Kock da Conceição, o projeto incentivou leituras sobre o assunto durante as aulas. As atividades foram desenvolvidas em grupo, individualmente e extraclasse. “A ação contribuiu para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, principalmente relacionado à área da literatura atual e o contato com escritores e obras capixabas. Além disso, também ajudou a melhorar o rendimento escolar, incentivar e estimular o gosto pela leitura”, destacou.

Em salas temáticas, os estudantes conheceram um pouco da literatura brasileira. Na sala “Literatura Contemporânea” foram realizadas apresentações de obras dos escritores Ricardo Azevedo, Fernando Sabino, Rubem Fonseca, Cora Coralina, Adélia Prado e Luís Fernando Veríssimo. Já na sala de “Literatura Capixaba”, os alunos conheceram textos dos autores Clarice Pacheco, Rubem Braga, Kátia Bobbio, Elisa Lucinda e Renato Pacheco.

“Com esse trabalho, aprendemos um pouco mais sobre a Literatura Contemporânea e Capixaba. Percebi como ela faz parte do nosso cotidiano, mesmo não percebendo. Foi um aprendizado enorme”, disse a aluna da 1ª série do Ensino Médio, Débora Rocha Mendonça.

Projeto da Escola Professor Carlos Mendes

Outra escola com projeto voltado à cultura capixaba é a EEEFM Professor Carlos Mendes, de Governador Lindenberg. Durante o projeto “Retalhos do Diverso na Cultura Capixaba” foi organizado Sarau Musical, em que os estudantes apresentaram os aspectos da vida cultural, política, econômica e social em todos os tempos, bem como a influência dos fatos que marcaram a vida de gerações no território do Espírito Santo. 

“O Sarau Musical despertou em toda comunidade escolar a valorização da diversidade comtemplada em cada canto do Estado e o orgulho de ser capixaba”, salientou a professora idealizadora da ação, Ana Paula Ferreira Stoco. 

Texto: Soraia Camata