Mato Grosso do Sul
03.07.2025Uma proposta criativa levou os estudantes do 6º ano A da Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, localizada no distrito de Arapuá, em Três Lagoas (MS), a mergulhar nas raízes culturais de Mato Grosso do Sul. Por meio de uma aula prática de modelagem em argila, os alunos exploraram os traços do artesanato indígena, com foco na tradição do povo Kadiwéu, conhecido por suas formas e símbolos marcantes.
A atividade foi conduzida pela professora Iara, da área de Artes, com o apoio da coordenadora Sidinea Cristina e da PCPI Charlene. A proposta está alinhada às diretrizes curriculares do estado e à Lei nº 11.645/2008, que estabelece o ensino da história e cultura dos povos indígenas nas escolas. Mais do que trabalhar habilidades manuais, a aula incentivou o respeito à diversidade e a compreensão sobre o patrimônio cultural sul-mato-grossense.
A escolha da argila, elemento natural e simbólico, reforça a identidade da escola como instituição do campo, integrada ao território e suas tradições. A diretora Marcia ressaltou o papel dessas ações no fortalecimento do currículo escolar, valorizando vivências significativas que conectam os estudantes à realidade local. Ela também destacou o apoio do CRE12 na promoção de iniciativas que inovam e ampliam o aprendizado.
O resultado foi uma aula envolvente, com alto engajamento dos alunos, que expressaram criatividade e sensibilidade ao reproduzir formas inspiradas na arte indígena. A experiência se tornou um exemplo de como o fazer artístico pode dialogar com a história e a valorização das culturas originárias.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo escolar