Cultura sertaneja na Caravana da Educação em São José do Egito

Pernambuco

02.05.2018

A Caravana da Educação chegou ao Sertão do Alto Pajeú nesta quarta-feira (02) e movimentou os 17 municípios da Gerência Regional de Educação (GRE). Mais de 2.500 estudantes passaram pelos polos esportivo, cultural e central locados na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Oliveira Lima e Escola Técnica Estadual (ETE) Professora Célia Siqueira, respectivamente. A Caravana é uma ação da Secretaria de Educação do Estado (SEE), em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, que tem como objetivo aproximar toda a comunidade escolar da região e ocorre ao mesmo tempo em que é realizada a reunião de Pactuação de Metas.

Com atividades como Slackline, Badmington, Judô, Jogos de Tabuleiro, Tag Rugby, Funcional e Sukart, o polo esportivo estava bastante agitado. Para que os estudantes pudessem aproveitar todas as opções disponíveis, a gerência montou um esquema: quem participasse uma vez de cada atividade ganhava um adesivo. Dessa forma, a prioridade era dada a quem ainda não tinha o adesivo e todos podiam se divertir. Umas das opções era o Sukart, projeto de arte que mistura sucata e carros de corrida. 

“Aproveitamos as cadeiras que estavam quebradas, que não seriam mais utilizadas pela escola, e pensamos em um projeto em que elas voltassem a ser úteis. O Sukart é uma mistura da sucata com o Kart e para isso ocorrer, adaptamos rodas de patinetes às cadeiras”, contou Antônio Carlos, professor de artes da EREM Cônego Olímpio Torres, de Tuparetama.

Enquanto isso, o polo cultural não deixou faltar a cultura sertaneja, propriamente dita. Com muita música e poesia, os estudantes apresentaram a cultura da região em diversas formas: teatro, dança e declamação de versos. Com apenas oito anos, Rafael Gomes Marques aprendeu a tocar sanfona. “A música tem muito valor na minha vida, cresci tocando sanfona com os amigos e familiares. Hoje me apresentei pela primeira vez com os colegas de sala e o resultado foi incrível, foi tudo muito melhor do que a gente previa”, comentou. A EREM Professora Carlota Breckenfeld apresentou o projeto de contação de histórias, que é permanente, por meio de um conto de fadas. Renato de Moraes também estreou na apresentação. “É minha primeira atuação com o grupo e este projeto é incrível, o prazer é enorme e a emoção é sem tamanho”, contou o estudante de 15 anos que também é narrador e poeta.

À tarde, o polo cultural se transformou em polo central e passou a ter outro objetivo: ajudar os estudantes terceiranistas a conseguirem uma vaga em uma universidade. No polo são apresentadas palestras de programas e projetos que irão ajudar os feras na preparação para os vestibulares e Enem. São projetos como Enem, Tá Ligado?, com foco na preparação para o Enem, e PE no Campus, iniciativa lançada pelo Governo do Estado no final de 2017 que visa fortalecer ainda mais a educação pública de Pernambuco, por meio de um conjunto de ações de mobilização de estudantes e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior.

Cecília Patriota, gestora da GRE Sertão do Alto Pajeú, agradeceu a participação de todos os municípios e contou que houve o envolvimento dos Jovens Protagonistas em todas as ações da Caravana: da montagem à execução. “A autonomia desses jovens foi demonstrada durante a condução de todas as atividades realizadas no dia de hoje. Os espaços que abrimos na escola para que eles desempenhem papeis de alta responsabilidade são muitos valiosos para o desenvolvimento deles”, contou Cecília. “A cultura da região é muito rica, tanto na poesia quanto música, e tivemos apresentações belíssimas nesse sentido. Acredito que quem esteve aqui pode ver o que fazemos de melhor”, concluiu.