Bahia
20.11.2020
                                
                                                        
                            
                        Os cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso
 ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), ofertados pela Secretaria da 
Educação do Estado (SEC), entram na fase de conclusão com a participação
 de 6.710 estudantes, dentre eles indígenas, quilombolas, agricultores 
familiares e camponeses assentados, o que corresponde a 100% das vagas 
de matrícula oferecidas à toda a população do Estado. As atividades dos 
Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) estão sendo realizadas em 
formato on-line, na modalidade de Educação à Distância (EaD), desde 20 
de julho, e englobam cursos de Agente de Assistência Técnica e Extensão 
Rural; Agricultor Familiar; Agricultor Orgânico; Microempreendedor 
Individual; Assistente de Recursos Humanos; e Promotor de Vendas.
Ao
 todo, são 122 turmas dos Eixos de Recursos Naturais e Gestão e 
Negócios. Deste total, foram contemplados 166 indígenas de 25 etnias e 
aldeias; 501 quilombolas; e 4.102 estudantes agricultores familiares, de
 povos e comunidades tradicionais. A oferta, também alcança jovens e 
trabalhadores da cidade com alta vulnerabilidade socioeconômica, visa 
elevar a escolaridade dos estudantes e a preparação dos mesmos para o 
mundo do trabalho.
As aulas do curso de Agricultura Familiar 
estão sendo aproveitadas com muita garra e entusiasmo por Natailton 
Barbosa, 50, que pretende devolver os conhecimentos para a sua 
comunidade, em Água Fria, distrito do município de Irará. “Tenho um 
projeto que já começo a colocar em prática onde eu moro, que é um 
galinheiro de 80 m2 que estou construindo, junto com meu filho João 
Fernando, que também faz o curso, e quero ser um grande distribuidor de 
frango e ovos, bem como ajudar a montar outros galinheiros em 
cooperativa, para aumentarmos a produção na região. Meu projeto 
integrador do curso é justamente sobre ‘Criações de galinha’ e, graças 
ao que tenho aprendido, vou poder colocar em prática os meus 
conhecimentos, contribuindo com a construção de galinheiros tecnicamente
 estruturados. Estou adorando o curso, ele veio na hora certa”, conta.
Para
 o também estudante Raí Juriti de Oliveira, 22, o curso de Agricultura 
Familiar tem lhe aberto a cabeça para novas perspectivas profissionais. 
Ele, que também é aluno do primeiro semestre do curso História na 
Universidade do Estado da Bahia (UNEB), pretende fazer valer os 
conhecimentos teóricos que vem obtendo no PRONATEC. “Meu objetivo é 
colocar em prática o plantio de aipim na roça da minha família, em Água 
Fria, a partir dos conhecimentos teóricos que venho adquirindo. Estou 
gostando muito de ganhar nos conhecimentos por meios dos conteúdos do 
curso e minha ideia é me aperfeiçoar cada vez mais na área da 
Agricultura Familiar, ao mesmo tempo que darei prosseguimento ao curso 
de História, quando as aulas retornarem.
O superintendente da 
Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, 
reforça que a Secretaria da Educação ressignificou o PRONATEC, no ano de
 2020, a partir do estudo detalhado de oferta e de demanda por 
capacitação profissional nos Territórios de Identidade do Estado da 
Bahia, buscando fazer o melhor planejamento territorial para a oferta de
 cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional, com 
vista a política de expansão e interiorização da Educação Profissional e
 Tecnológica proposta pelo Governo do Estado. "A Educação Profissional 
toma novo sentido, por direito aos cidadãos e cidadãs, sendo inclusiva 
em sua diversidade e voltada à realidade dos territórios, no diálogo com
 a juventude e a população adulta, os movimentos sociais e as demais 
instituições da sociedade civil. É a proposta de uma escola-cidadã, na 
qual se valorizam os saberes, as experiências e as histórias de vida 
mediadas pela realidade com os conhecimentos a serem adquiridos", avalia
 o gestor.
Olívia Cruz Menezes, monitora do curso de Assistência 
Técnica e Extensão Rural dos municípios de Feira de Santana, Juazeiro, 
Planaltino, Araci, Campo Formoso e Dom Macedo Costa, celebra a 
atividade.  “Procuro ajudá-los no acesso ao Google Sala de Aula e 
contribuo na correção das tarefas e na devolução do feedback das mesmas.
 Venho percebendo, através das atividades, que eles avançam cada vez 
mais em relação à aprendizagem. E essas atividades feitas por ele são 
bem elaboradas, trazem opiniões e condizem com o solicitado pelo 
professor. Os cursos são de extrema importância para os estudantes, 
principalmente para o público que trabalhamos, pois, a maioria dele 
precisa de uma formação técnica e acadêmica”, relata.
A 
supervisora dos cursos, Márcia Santa Bárbara Oliveira, que atua nos 
municípios de Feira de Santana, Teodoro Sampaio, Antonio Cardozo, 
Conceição de Maria e Santo Estêvão, faz a sua avaliação sobre o 
aproveitamento das atividades por parte dos estudantes. “Eles são muito 
comprometidos e bastante criativos na construção dos seus projetos 
integradores, que é a atividade final do curso. Eles são esforçados, são
 guerreiros, ultrapassam as barreiras e vão em frente”.