Cursos técnicos para estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Santa Catarina estão com matrículas abertas

Santa Catarina

21.02.2024

As matrículas para os cursos técnicos do programa CaTec abrem nesta quarta-feira, 21, a partir das 8h. Os responsáveis dos estudantes de 2ª e 3ª série do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino terão até as 17h do dia 23 de fevereiro para realizar o cadastro, exclusivamente online, pelo site matriculaonline.sed.sc.gov.br. As aulas dos cursos técnicos serão no contraturno do Ensino Médio e iniciarão em março deste ano.

Quem não possuir as ferramentas eletrônicas para realizar a matrícula poderá fazê-la diretamente na unidade escolar, a partir das 8h do dia 21 até as 17h do dia 23. Vale lembrar que os responsáveis ou o candidato maior de idade deverão ter obrigatoriamente o cadastro no site gov.br.

A lista contendo o número de inscrição, o nome do candidato e a etapa na qual se inscreveu estarão fixados na escola, em local visível, e também no site Matrícula Online. O sorteio das vagas será eletrônico e está previsto para a próxima segunda-feira, 26.

Depois do resultado do sorteio, caberá aos responsáveis legais pelos candidatos efetuarem a matrícula, nos dias 26 a 28 de fevereiro, impreterivelmente, de forma presencial, no horário de funcionamento da Unidade Escolar em que o estudante foi sorteado. Os documentos necessários estão disponíveis no edital.

“Nossas 728 escolas estaduais de Ensino Médio foram autorizadas pelo Conselho Estadual de Educação a ofertar vagas em cursos técnicos. Era um desejo do governador Jorginho Mello possibilitar que os estudantes da Rede Pública Estadual realizassem cursos técnicos de qualidade em suas escolas. E agora, com o CaTec, o estudante sai do Ensino Médio com o seu diploma de conclusão e até duas certificações técnicas”, explicou a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders.

Os estudantes matriculados irão receber alimentação e aqueles com direito ao transporte escolar serão beneficiados. Até o fim de 2024, serão disponibilizadas 40 mil vagas em cursos técnicos para os estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino.

Cada unidade escolar, considerando a vocação local e o desenvolvimento econômico regional, definiu os cursos técnicos que irá ofertar. São 10 cursos técnicos do eixo tecnológico de Gestão e Negócios, com carga horária mínima de 800 horas e duração de um ano: Administração, Logística, Contabilidade, Comércio e Comércio Exterior, Qualidade, Recursos Humanos, Marketing, vendas, e Transações Imobiliárias.

O investimento neste primeiro ano de programa será de R$ 200 milhões.