Curta-metragem desenvolvido por aluno da Rede Estadual ganha a tela da FUNDAJ em festival

Pernambuco

29.02.2024

No próximo sábado (02), a obra “Suplício” será exibida na 3ª edição do Festival Mostra Absurda, do Cinema do Museu da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ). O curta-metragem é resultado do trabalho de conclusão da eletiva de Cinema e Audiovisual, presente na grade curricular do curso técnico de Teatro, produzido pelo aluno Deivson Melo, da Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Alfredo Freyre, localizada no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife. 

Desde de criança, Deivson usava as artes cênicas como forma de expressão. Em 2023, o estudante decidiu colocar em prática o que via nas telas do cinema e se matriculou no curso da ETE. No mesmo ano, começou a gravar o curta pelo celular, sob a orientação da professora Lídia Vidigal e com a ajuda de outros estudantes que deram suporte nas filmagens. "Suplício” é uma obra do gênero de suspense que envolve a relação de lealdade entre dois amigos cientes de que podem contar com ajuda do outro em qualquer situação, por mais inusitada que ela seja. 

"Para mim, enquanto aluno, o teatro na escola rompeu algumas barreiras como a timidez, o receio de estar em público, e trouxe diversos benefícios como uma melhor articulação, projeção vocal, entre outros. O teatro mexe não só com o corpo, mas também com a nossa mente, e nos mostra a cada obra que somos capazes de coisas que sequer imaginávamos antes", conta Deivson.

Para a professora Lídia Vidigal, responsável pelo curso, o teatro vem para somar no processo de ensino-aprendizagem multidisciplinar. “Unimos a criação de novas ferramentas de aprendizagem e isso faz com que a interação entre alunos e o mercado de trabalho se concretize. Estamos muito felizes com o resultado do trabalho de Deivson”, explica a professora. 

"O sentimento é de profunda alegria e felicidade em ver um sonho que foi sonhado lá no final de 2020, quando soubemos que a escola seria transformada na primeira ETE voltada para a área de cultura do estado de Pernambuco. Quando vemos um estudante tendo seu trabalho aprovado em um festival, num teste de personagem e na criação de companhias teatrais, sentimos que essa é uma vitória de toda a escola", conta, emocionado, o gestor da ETE Alfredo Freyre, Diego Maia.

O curta será exibido gratuitamente às 14h30, no Cinema do Museu da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), na Avenida 17 de Agosto, 2187 - Casa Forte, Recife - PE.