DA LITERATURA ÀS TELAS VIII Mostra Estadual de Curta Literário Estudantil reúne produções de 22 escolas da Rede Estadual

Roraima

27.08.2026

Evento promovido pela Seed apresenta 24 curtas-metragens produzidos por estudantes a partir de releituras de obras da literatura brasileira

 

A literatura ganhou novas formas, vozes e imagens nesta quarta-feira, 26, durante a VIII Mostra Estadual de Curta Literário Estudantil, realizada no auditório do IFRR (Instituto Federal de Roraima), em Boa Vista. Promovida pelo Programa Estadual Caminhada Literária, da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), a iniciativa reúne 24 curtas-metragens produzidos por estudantes de 22 escolas da Rede Estadual de Ensino.

 

Com o tema “Entre palavras e movimento: curta essa ideia!”, a Mostra transforma obras da literatura brasileira em produções audiovisuais. Os trabalhos são desenvolvidos nas salas de leitura e bibliotecas das escolas, com orientação dos mediadores de leitura e, em alguns casos, parceria com professores de diferentes disciplinas.

 

Para a coordenadora do Programa Caminhada Literária, Valdenize Cardoso, a iniciativa valoriza a participação dos estudantes em todas as etapas da produção.

 

“É a culminância de um trabalho de vários meses em que eles são os protagonistas de todo o processo. Desde o roteiro, a produção e a filmagem, tudo é realizado pelos nossos alunos, com a orientação dos mediadores das salas de leitura e das bibliotecas. Este ano, a nossa mostra conta com 24 curtas literários produzidos por 22 escolas”, destacou.

 

Quando o aluno vira produtor da própria história

 

Na Escola Estadual Lobo D’Almada, a literatura também ganhou espaço nas telas. Para a professora Simone Coelho, participar da Mostra aproxima os estudantes dos livros por meio de uma linguagem presente no cotidiano deles.

 

“A Mostra é um grande incentivo para os alunos que têm talento, que gostam de encenar, de dramatizar. É um excelente incentivo para os nossos alunos artistas”, explicou.

 

O estudante Renan Barbosa, da Escola Estadual Lobo D’Almada, participou diretamente da produção do curta-metragem apresentado na Mostra. Segundo ele, o grupo escolheu uma obra teatral como referência para construir a produção.

 

“A gente se baseou em uma peça teatral do Márcio Meirelles, que surgiu no grupo de teatro Olodum. Escolhemos essa obra porque queríamos contar uma história que transmitisse toda essa boa que tem a Bahia. Foi um processo incrível e também um desafio, claro, porque trabalhamos em cima de uma obra complexa, com várias nuances”, contou o estudante.

 

22 escolas participam da Mostra

 

Ao todo, 22 unidades de ensino participam da VIII Mostra Estadual de Curta Literário Estudantil, com produções desenvolvidas a partir de atividades de leitura e releitura literária.

 

A programação continua nesta quinta-feira, 27, das 8h às 12h, no auditório do Campus Boa Vista do IFRR. A Mostra é aberta à Rede Estadual de Ensino e à comunidade em geral.

 

JORNALISTA: Layse Menezes

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed