Definida estrutura de comissão técnica de análise e propositura de ações referentes aos passivos dos servidores da Educação

Tocantins

02.12.2021

O secretário executivo da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Fábio Faz, recebeu nesta quinta-feira, 2, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet) para discutir a formação do comissão técnica para levantamento e propositura de ações referentes aos passivos dos servidores da Pasta, conforme recomendado pelo governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa. 

Na reunião ficou definido que inicialmente a comissão será formada por representantes da Seduc: do setor de Planejamento e Orçamento, de Gestão de Pessoas, do Jurídico, do setor de Contabilidade e Finanças; e do Sindicato, que serão indicados pela entidade até o final do dia. “Estamos abrindo as portas da Secretaria para o Sintet, para juntos, por meio dessa comissão inicial, criarmos um cronograma para atendermos às demandas que foram apresentadas pelos representantes dos associados”, explicou Fábio Vaz. 

Se houver necessidade, após a realização de estudos iniciais, a comissão poderá ser ampliada, passando a contar com representantes da Secretaria de Estado e da Secretaria do Planejamento e Orçamento. “O sindicato sempre teve interesse em negociar, eu vejo como muito positivo esse momento em que estivemos aqui já formando uma estrutura para negociarmos esses passivos que estão em aberto desde 2014”, apontou o secretário de Finanças do Sintet, Nilton Pinheiro. 

A partir da definição do tamanho da dívida com os servidores da Educação, a Comissão terá o objetivo avaliar a viabilidade orçamentária do Estado e apresentar uma proposta com ações para a resolução das demandas apresentadas, dentro do cronograma que será elaborado de forma participativa, envolvendo Governo e Sindicato, de forma que o passivo deixe de existir. 

Na próxima semana, na sexta-feira, 10, será realizada uma nova reunião, já com a comissão formalizada para que sejam dados os próximos encaminhamentos.  

Portas Abertas

Desde que assumiu o comando da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Fábio Faz, tem mantido um diálogo direto com os representantes dos Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins, sendo essa a terceira reunião para discutir as demandas da entidade. Na quarta-feira, 2, a segunda reunião foi realizada no Palácio Araguaia, com a presença do governador Wanderlei Barbosa, que autorizou a realização de todos os procedimentos para que sejam garantidos os direitos dos servidores. 

Por  Cláudio Paixão/Governo do Tocantins