Dentro de um ambiente acadêmico, alunos participam de aulões preparatórios para o Enem 2019 em Cacoal

Educação

10.05.2019

Com as provas do Enem marcadas para os dias 3 e 10 de novembro, a ansiedade já começa a tomar conta dos alunos do Ensino Médio. Em Cacoal, a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) tem amenizado essa ansiedade com a realização de aulões preparatórios. Até as provas do Exame Nacional de Ensino Médio, a CRE/Cacoal pretende organizar quatro ciclos de aulas, envolvendo todas as escolas estaduais dos municípios de Cacoal e Ministro Andreazza.

Nesta quarta-feira (8), foi encerrado o primeiro destes quatro ciclos.  Com aulões realizados pela manhã e a noite, mais de 600 alunos já se mostram mais preparados e animados para as provas de novembro. “O Enem é um momento muito importante pra gente e estes aulões contribuem muito, inclusive de incentivo, pra gente se manter na preparação constante”, ressaltou a aluna da Escola Estadual Carlos Drummond Andrade, Kethllen Vigilato Ramos, de 18 anos.

A aluna ainda está indecisa quanto à carreira que pretende seguir, mas explica que todos os momentos são importantes para contribuir com esta difícil escolha. “Estou analisando os cursos e as oportunidades para tomar a melhor decisão. Minhas opções são administração, biomedicina e medicina veterinária, até lá vou ter me decidido. Estar aqui, dentro de uma faculdade, desperta ainda mais a nossa atenção”, ressalta.

Para ajudar na escolha e na preparação para a vida acadêmica, os aulões estão sendo oferecidos em uma Instituição de Ensino Superior. No início das aulas, professores universitários estão sendo convidados a falar aos alunos sobre a realidade da vida acadêmica. “Aqui dentro da faculdade, através destes aulões, vocês já começam a ter uma ideia sobre a vivência acadêmica e o que vocês podem esperar dos cursos de graduação. É uma oportunidade que vocês tem de buscar mais informações que ajudem na escolha da carreira que irão seguir”, destacou Everton Balbo, coordenador do curso de Direito da Unesc, durante o bate-papo com os alunos do ensino médio, no auditório da faculdade.

Antes do início do aulão, que nesta quarta-feira (8) englobou as disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e Geografia, o coordenador regional de Ensino de Cacoal, Severino Bertino Neto, também falou aos alunos sobre a importância das novas experiências.

“O nosso foco são vocês, alunos. As escolas existem porque vocês estão lá e o nosso objetivo é nos manter em busca da qualidade do ensino oferecido a vocês neste processo. Os aulões, dentro de uma instituição de ensino superior é um exemplo disso. Tiramos vocês um pouco do ambiente escolar no qual vocês estão acostumados e trouxemos para um ambiente acadêmico, que é o que espera vocês. Por isso se animem, se inspirem e se dediquem em busca dos melhores resultados para a vida de vocês”, destacou o professor Bertino.