Desempenho educacional: Secretaria de Educação realiza Encontro Informativo Sadeam

Amazonas

29.04.2025

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) e da Gerência de Avaliação da Aprendizagem e Desempenho (Gaade), realizou, nesta terça-feira (29/04), o Encontro Informativo Sadeam 2024. O evento teve como objetivo divulgar os resultados do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam) 2024, orientar para o acesso na plataforma de avaliação e monitoramento e falar sobre as intervenções pedagógicas baseadas nos resultados e orientações sobre o ICMS Educação.

O encontro contou com transmissão do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e com a presença de coordenadores distritais e regionais de educação, além de assessores pedagógicos das Coordenadorias Distritais de Educação. Para a secretária executiva adjunta da Capital da Secretaria de Educação, Edilene Pinheiro, a divulgação desses resultados ajuda os servidores a enxergar se a metodologia aplicada está sendo realmente eficiente na educação básica.

“Para que isso possa acontecer a gente precisa ter comprometimento e um compromisso, mas acima de tudo precisamos ter um corpo técnico para que a gente possa analisar as estratégias, voltar um pouco e reavaliar tudo aquilo que de repente ficou, para que o nosso estudante não fique pra trás e a gente consiga avançar nos resultados do nosso estado”, informou a secretária Edilene Pinheiro.

O Sadeam é aplicado anualmente para avaliar o desempenho dos alunos da rede pública de ensino do estado do Amazonas. Os principais objetivos da avaliação são conhecer o perfil da educação amazonense, identificar os avanços e dificuldades dos estudantes e propor políticas públicas para melhorar a qualidade do ensino. De acordo com a diretora do Deppe, Jane Bete Martins, essa é uma das etapas mais importantes da preparação para a avaliação de 2025.

“A avaliação acontece para que a escola tenha mais dados para trabalhar a sua intervenção pedagógica, por isso hoje a gente complementa esse momento para além da divulgação. O que fazer com esse resultado? Qual a intervenção que a escola pode fazer com esse resultado? E sempre ressaltando que uma avaliação em larga escala não é absoluta, e sim um dado complementar”, declarou a diretora.

Avaliação de desempenho

Em 2024, mais de 11 mil alunos da rede estadual de ensino do Amazonas participaram das provas do Sadeam, o que corresponde a 81,8% do número previsto de participantes. Na prova, alunos do 2º ano do Ensino Fundamental resolvem questões de Língua Portuguesa e Matemática a fim de que suas proficiências sejam medidas.

Foi possível identificar, graças à aplicação do Sadeam, um aumento de 17,6% na quantidade de alunos com padrão avançado no desempenho de Língua Portuguesa entre os anos de 2021 e 2024. Na disciplina de Matemática, no mesmo período, a quantidade de alunos com o padrão de desempenho abaixo do básico caiu 12,2%.

“Todas as escolas da nossa rede vão trabalhar nesses resultados, fazer a análise desses dados para a melhoria desses resultados. É um reinicio de ciclo, a avaliação faz parte do ciclo do processo educacional , e é um momento em que as escolas podem fazer a redistribuição dos seus trabalhos ou pensar em novos caminhos e estratégias para pensar a melhoria da educação dos seus alunos”, afirmou o gerente da Gaade, Murilo Robert. 

Para a coordenadora da CDE 5, Francisca Cunha, o monitoramento do desempenho dos estudantes é importante para que esses alunos avancem de série com uma educação de qualidade que corresponda ao nível educacional ao qual pertencem.

“Eu vejo que quem tem o comprometimento de ter um referencial para se melhorar cada vez mais o Sadeam, tem que estar focado. Então esses momentos são importantíssimos”, disse.

TEXTO: Maria Eloá

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar