Detentos candidatos ao Enem 2023 participam da última revisão preparatória antes da prova

Piaui

02.12.2023

Detentos do sistema prisional do Piauí participaram da última revisão do Exame Nacional do Ensino Médio para Privados de Liberdade (Enem PPL), realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), neste sábado (2). Este ano, 1.352 privados de liberdade foram inscritos no exame e as provas serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro.

Os candidatos ao Enem participaram de 12 revisões preparatórias ao longo do ano, realizadas pela Seduc em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça do Piauí.

A última revisão foi realizada na Penitenciária Colônia Agrícola Major César de Oliveira, localizada no município de Altos, das 08h às 12h da manhã. O preparatório contou com orientações para as provas, resolução de questões e revisões de conteúdo das disciplinas de Biologia, com o professor Tércio Câmara; Língua Portuguesa, com Fernando Santos; Matemática, com Andrey Filho, História, com Keuri Campelo; e Redação, com Francisco Rufino.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esteve presente na revisão e parabenizou os internos pela iniciativa que eles estão tendo de buscarem conhecimento.

“A Educação é a ferramenta para transformação da vida de vocês e termos vocês aqui hoje, nessa aula de revisão para o Enem PPL significa muito para cada um da nossa equipe. Nos dá ânimo e nos dá energia para podermos continuar nessa parceria com a Sejus, garantindo a vocês oportunidades de ressocialização e reinserção na sociedade. O Governo do Estado acredita muito no poder da ressocialização por meio da educação”, declarou o gestor.

O secretário de Justiça do Estado do Piauí, Coronel Carlos Augusto, destaca que o órgão tem procurado oferecer ao máximo, dentro do sistema de cumprimento de pena, oportunidades para que as pessoas, de fato, possam ser reinseridas na sociedade. “Nós estamos marcando aqui o encerramento do calendário de atividades que elaboramos esse ano para as pessoas que cumprem pena no estado do Piauí. Nós acreditamos que a Educação transforma, abre portas e muda sua vida e da sua família”, finalizou o secretário.